Trade Marketing: entenda o que é e como aplicar!

Trade marketing é uma das estratégias mais conhecidas que estão no marketing. Essa é uma prática que é feita por meio de ações e tem como foco crescer as vendas. As vendas são o pilar de qualquer empresa, por isso essa é uma estratégia que tem destaque hoje.

Usar estratégias como essa, para alavancar as vendas, é importante. Ainda mais para um negócio que trabalha com o fechamento de varanda com vidro de correr, que, de fato, necessita de algumas estratégias que ajudem a impulsionar os seus processos de vendas.

O trade marketing é uma das estratégias mais antigas do marketing e é uma prática essencial para empresas produtoras que desejam ver as mercadorias se destacando; o que, por consequência, faz a organização ter um crescimento significativo no mercado.

Essa estratégia é fundamental para um negócio que não tem um canal direto de venda ao público, mas que precisa de que a marca seja visível, estável e, principalmente, em posição de ser mais competitiva diante da escolha do cliente.

Para isso, essa estratégia de distribuição em pontos de venda é o que vai permitir que de fato aconteça a expansão e a manutenção dos produtos da empresa no mercado. É por isso que uma empresa de confecção de carimbos personalizados deve investir nela.

Essa estratégia vai trabalhar com pontos como a análise dos hábitos e preferências dos consumidores, para que, assim, a empresa consiga impulsionar as estrate?ias de vendas e marketing, e isso é muito importante para qualquer empresa dentro do mercado.

Afinal, nenhuma empresa funciona sem ter consumidores desejando a marca e nem vai poder continuar ativa no mercado se não conseguir nenhuma venda dos seus produtos. Essa estratégia, portanto, pode ajudar a melhorar todos esses pontos que foram citados.

É possível perceber de cara, que há uma clara junção de dois setores: o marketing e as vendas. São os setores que normalmente andam separados, apesar de serem um pouco ligados uns aos outros de modo indireto.

Assim, no decorrer deste artigo, serão explicados diversos aspectos que se referem ao trade marketing. E com tudo que será apresentado, muito possivelmente será perceptível que é uma das melhores estratégias que existem dentro do marketing como um todo.

Se uma empresa que trabalha com a venda de embalagem para paletas mexicanas necessita melhorar as vendas, essa é uma das estrate?ias que podem trazer resultados maiores do que o esperado se for bem aplicada. Mais adiante isso vai ser mostrado.

Trade Marketing: o que é?

O trade marketing é uma estratégia que tem, como finalidade, a exposição estratégica de produtos nos meios de vendas, principalmente em centros de distribuição, como nas empresas de varejo, por exemplo.

Assim, o público-alvo pode ver de modo adequado em prateleiras, gôndolas e em vários setores os produtos que são oferecidos. Mais do que só dar visibilidade, essa vertente do marketing é um formato de estratégia de posicionamento no mercado.

Sem essa prática, é quase impossível garantir que os produtos estejam de fato postos nos pontos de venda que de fato fazem algum sentido para a empresa em questão, levando em consideração o impacto da mercadoria diante do público-alvo.

Todas as principais ações do Trade Marketing

No interior do conceito de trade marketing, há um conjunto de ações que a indústria pode adotar para vender mais no ponto de venda.

Ao juntar a estratégia a uma ferramenta de visibilidade, por exemplo, a empresa pode fazer um planejamento com base em avaliações avançadas e algoritmos de alta tecnologia. As principais ações são:

  • Sugerir estratégias de marketing no PDV;
  • Optar pelos canais de venda mais eficientes;
  • Programar calendários para produtos sazonais;
  • Analisar os resultados de atividades promocionais;
  • Indicar preços e descontos;
  • Planejar bem o estoque;
  • Avaliar as performances de vendas;
  • Coordenar os estudos com o consumidor no PDV;
  • Criação de relatórios de vendas.

O foco das ações são, de modo resumido, maximizar as vendas e otimizar as operações de vendas como um todo, assim como a atuação dos meios de distribuição. Com isso, o trade marketing deve guiar as relações entre os níveis da cadeia de suprimentos.

Trade Marketing: como aplicá-lo?

Alguns procedimentos podem ser feitos com o intuito de ajudar a indústria a alcançar o sucesso com as atividades de trade marketing. Essas ações vão determinar a prática dessa atividade. E os passos para aplicá-lo são estes:

Otimização dos produtos

A otimização dos produtos é uma ação do trade marketing que deve ser feita com um alto cuidado, pois tem como finalidade lançar uma mercadoria em um mercado competitivo.

Assim, fazer com que o produto seja conhecido pelo público não é uma tarefa simples. Mais difícil ainda é desenvolver uma comunicação que faça a mercadoria ser valiosa ao consumidor.

Gestão inteligente de preços

O trade marketing pode usar alguns processos ligados aos recursos de inteligência dos preços a procura de um posicionamento eficaz. Esses procedimentos são muito eficientes, pois ajudam os gestores a acompanharem as ofertas feitas pelas lojas concorrentes.

Gestão dos meios de distribuição

Por meio da gestão dos canais de distribuição, a indústria consegue escolher os meios e mecanismos que determinam o modo como o produto vai ser entregue ao consumidor final.

Essa ação vai pedir um planejamento muito bem feito com o objetivo de identificar os melhores meios de distribuição. Também é feita nessa fase a definição de uma estratégia particular para ser usada em cada canal disponível.

Merchandising

Nesta etapa, as marcas desenvolvem estratégias de trade marketing usando recursos como banners, campanhas em display, os outdoors, faixas de gôndola, folhetos, entre outras maneiras, que servem até para uma empresa de limpeza a seco de colchão.

O trade marketing usa esses recursos com foco na conquista de novos clientes e na conversão de vendas. As ações de marketing são feitas levando em conta os meios de comunicação mais utilizados pelos consumidores da empresa.

Orientações para os negócios varejista

O trade marketing possibilita que os dados mercadológicos sejam enviados para os comerciantes varejistas. A atividade vai determinar o compartilhamento de estudos e produtos que são referentes às áreas de atuação de cada um dos profissionais.

Também é possível indicar alguns produtos mais específicos que se adaptem ao perfil do varejista. O foco é gerar estímulo de práticas que cresçam o capital de giro e, como consequência, tenha maior volume de rentabilidade.

Gestão de promotores formados

A gestão de diversos produtos é feita e controlada por promotores de venda. Esses profissionais têm total responsabilidade pelo gerenciamento de estoque, incluindo fazer a reposição dos produtos.

Eles procuram algumas estratégias para negociar de modo direto com os comerciantes no intuito de encaminharem os produtos para todas as lojas revendedoras.

Para que as metas sejam alcançadas, os profissionais passam por alguns treinos de capacitação, com uma certa frequência, em busca de constante aperfeiçoamento das habilidades.

Análise dos resultados

O trade marketing vai estimular os gestores e os demais profissionais envolvidos no processo, a analisarem os resultados de todas as ações. Isso vale até para uma empresa que trabalha com a construção de fachada prédio fachada prédio comercialcomercial.

O time deve compreender os resultados positivos e negativos, no intuito de melhorar as próximas fases de planejamento e alcançar com satisfação os objetivos que foram traçados.

É muito comum que as estratégias demandem uma contínua reformulação, pois as ações devem se atualizar ao constante movimento do mercado.

Gerenciamento de categorias

Esse conceito de trade marketing vai pedir das pessoas um olhar mais atencioso por ser considerado um procedimento de merchandising muito eficaz. É por isso que um negócio que faz instalação de interfone predial deve usar.

Essa atividade consiste na organização de produtos por categorias, levando em conta as ações que foram criadas no planejamento e a conduta do shopper.

A prática faz o sortimento que é necessário nas lojas, se baseando em categorias como alimentação, higiene, limpeza, e assim por diante.

Além da organização dos produtos, esta atividade também vai determinar o planograma, que pode ser feito como a arquitetura gráfica de posicionamento de mercadorias.

Considerações finais

Por fim, sabe-se que, em suma, o trade marketing é um tipo de atividade que traz a si mesmo conceitos comerciais, de venda e de marketing. O objetivo é fornecer ao cliente uma experiência que tenha a capacidade de conduzi-lo à etapa final da compra.

É por isso que uma empresa de serviços gerais terceirizados utiliza essa estratégia. Afinal, a grande maioria das empresas desejam que os clientes tenham uma experiência positiva e inesquecível.

É também sabido que cada vez mais a conexão entre o consumidor, fabricante e distribuidor se torna forte e facilitada pelas novas tecnologias.

Então, as empresas que desejam investir no trade marketing devem investir sem se preocupar, pois ele vai trazer bons resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.