TikTok é mais uma possibilidade das empresas aumentarem sua vantagem competitiva, conquistando o público e se destacando no mercado.

TikTok: Vantagens usar essa rede social para o meu negócio

Utilizar todo o poder das redes sociais no seu negócio é algo que muitos empreendedores têm feito. O surgimento do TikTok é mais uma possibilidade das empresas aumentarem sua vantagem competitiva, conquistando o público e se destacando no mercado.

O TikTok ainda é uma novidade, mas representa uma ótima oportunidade para conquistar bons resultados.

Conhecer melhor o que é o TikTok, como funciona, vantagens e outras informações importantes são maneiras da sua empresa se destacar e ter excelentes chances no online.

O que é TikTok?

O TikTok é uma rede social com foco em vídeos de curta duração (de 15 segundos a 3 minutos) com conteúdos de dança, dublagem, música, entre outros.

Essa rede social oferece diversos recursos que permitem editar os conteúdos, inserir legendas, efeitos, trilha sonora, gifs, filtros e realizar cortes, assim os usuários podem exercer toda sua criatividade e chamar atenção de milhares de pessoas.

O TikTok tem conquistado a preferência das pessoas, principalmente com o público jovem, que usa a rede social para seguir perfis e consumir conteúdos divertidos, postar e compartilhar vídeos, além de interagir com outros usuários.

Em 2021, o TikTok foi o aplicativo mais baixado na internet, tornando-se a plataforma mais utilizada pelas pessoas no mundo.

No Brasil, a rede social de vídeos curtos tem atraído cada vez mais atenção do público, principalmente pessoas com faixa etária entre 18 a 49 anos.

Trata-se de uma ferramenta que gera popularização de conteúdos em vídeos, mas mais do que isso, o TikTok tem se mostrado uma oportunidade interessante para os negócios que visam atingir um novo público e expandir as possibilidades de conteúdo no seu nicho.

Como usar TikTok Ads para a sua empresa?

Antes de pensar como o Tiktok Ads pode ajudar a sua empresa, é necessário entender o que é essa ferramenta.

O Tiktok Ads é uma plataforma da rede social focada na criação de conteúdo em formato de vídeo e banners pagos. Permite segmentação conforme o público, comportamento do usuário e dados demográficos.

Ao contrário das outras redes, o TikTok permite que as empresas de eletrodo para solda inox e marcas de outros setores a ter avanços, indo de uma publicidade simples até se tornarem criadores de tendências e conteúdos com potencial de viralizar nas redes sociais, algo que ajuda a fortalecer o relacionamento do público com o negócio.

Como o TikTok Ads funciona?

Com diferentes formatos de anúncios, o TikTok tem possibilidade de implementar testes A/B, aumentando as possibilidades de análises dos diversos efeitos que os anúncios causam para alcançar mais resultados.

Os principais formatos de anúncios são:

Aquisição da marca

São vídeos curtos de 3 a 5 segundos, exibidos em tela cheia ao abrir o aplicativo e material também pode ser exibido no feed dos usuários.

In-feed Anúncios

Vídeos curtos que aparecem nas páginas dos usuários parte For You (Para Você) e se mistura automaticamente com outros conteúdos que a pessoa costuma consumir.

TopView

Costumam ser exibidos em formato de tela cheia, os chamados anúncios TopView podem ter duração de até 60 segundos e podem ser vistos assim que o usuário abre o aplicativo.

Hashtag de marca

É muito comum que na criação de anúncios, as empresas contem com o desenvolvimento dos próprios conteúdos que podem ser acompanhados de uma hashtag determinada conforme os objetivos da empresa.

Esses conteúdos podem ser colocados no topo da página e com apenas um clique do usuário na tag, ele é levado aos conteúdos desenvolvido por empresas de filtros ecológicos e outros segmentos.

Efeitos

Desenvolvidos pelas marcas especialmente para os usuários, os efeitos podem ser adesivos, filtros ou lentes personalizadas pela marca. Podem ser disponibilizados por um período e ajudam a se aproximar do público e aumentar a interação.

Como anunciar no TikTok?

Após criar uma conta na rede social é hora de começar a configurar a parte de anúncios conforme o orçamento, objetivos e público-alvo que deseja conquistar.

Ao configurar, seguindo todos os passos, você pode fazer um upload do anúncio, seja ele de imagem ou vídeo. É fundamental garantir que o seu conteúdo atenda às diretrizes da rede social.

Após esse processo, é necessário preencher os campos de texto que ficam na parte do anúncio, fazer o envio e aguardar o processo de revisão do conteúdo.

Dicas importantes para o TikTok Ads

É importante definir os objetivos dos seus anúncios e mais do que isso, garantir que eles estejam nos moldes e assuntos determinados pelo público-alvo da rede social.

Apostar na criação de conteúdos que acompanham as trends e grandes influenciadores, por exemplo, pode ser um diferencial para o seu negócio para atrair mais pessoas.

Fazer um monitoramento constante dos anúncios é outro ponto importante para garantir o seu sucesso.

Por que investir no TikTok?

O TikTok é uma rede social recente, mas já disputa espaço com outras já conhecidas e consolidadas redes e aplicativos.

Nos últimos anos conseguiu rápida ascensão, caindo nas graças do público e assim se consolidando como um importante canal de comunicação contemporâneo.

Isso tem chamado atenção do mercado e empresas que têm notado que o TikTok é um instrumento importante para criação de conteúdo e anúncios.

E quais motivos levam a isso?

Algoritmo único

Um dos grandes e principais desafios na criação de anúncios é certificar que o material é destinado ao público ideal para o negócio.

Graças a funcionalidade do seu algoritmo, o TikTok se tornou uma ótima ferramenta para uma empresa de projetos de instalações elétricas prediais investir.

Isso porque o aplicativo permite que os usuários possam consumir vídeos com base em suas preferências de visualizações e a partir das interações, informações dos vídeos, além das configurações da conta.

As taxas são surpreendentes

Quando o assunto é taxa de visualização de anúncio, no TikTok essas taxas costumam ser altas e geram ótimos resultados para quem investe no aplicativo.

Uma vez que os conteúdos pagos são exibidos para os usuários de modo único e marcando presença na página For You, espaço que estão concentrados vídeos sugeridos aos usuários com base nos algoritmos, mas com CTA (Call to Action) consideradas mais comuns como: curtir, comentar e compartilhar.

Vídeos são a tendência do futuro

O crescimento e estabilidade do TikTok gerou mais oportunidades para a produção de conteúdos em vídeo, tanto que este formato tem sido valorizado por outras redes sociais e se tornado o tipo de conteúdo mais consumido pelas pessoas no online.

Os vídeos têm se tornado essenciais, principalmente em um mundo mais globalizado e compartilhável.

Outro fato é que os conteúdos audiovisuais chamam mais atenção do público jovem, que é a faixa etária que passa mais tempo nas redes sociais, algo que ajuda no alcance dessa audiência.

Aumento dos ganhos no meio digital

Aumentar os ganhos e o faturamento da sua empresa é algo que pode ser feito com a ajuda do digital. Mesmo os empreendedores que possuem um espaço físico podem investir no digital para ter mais clientes.

As vendas online, por exemplo, podem ser feitas por intermédio de alguém e geralmente, são feitas em marketplaces, redes sociais, Whatsapp e outros aplicativos.

Para vender bem, os profissionais da equipe de vendas online precisam:

  • Conhecer bem a sua audiência;
  • Oferecer conteúdos relevantes;
  • Interagir, mas sem ser invasivo;
  • Saber utilizar as estratégias de marketing;
  • Um atendimento centralizado, funcional e personalizado;
  • Apostar em um ótimo pós-venda para ajudar no relacionamento com clientes.

Como aumentar os resultados com as vendas no digital?

O segredo para aumentar as vendas do seu produto ou serviço está no marketing digital.

Com boas estratégias é possível apresentar a sua empresa, mostrar as soluções que podem oferecer, o preço de instalação elétrica por m2, divulgar os serviços e até posicionar a sua marca.

Sendo assim, é importante saber usar as estratégias de marketing digital para conseguir ótimos resultados.

Essas estratégias se dividem em:

  • Atrair clientes;
  • Fornecer informações específicas para despertar o interesse de compra;
  • Acompanhar o processo de compra;
  • Recomendar produtos ou serviços;
  • Fidelizar clientes.

Vantagens do TikTok

Investir no uso de TikTok para o seu negócio pode render ótimos ganhos, graças as suas vantagens que são: segurança, ajuda a aumentar o capital, diversos recursos para edição de vídeos, público altamente segmentado e possibilidade de explorar o marketing de influência que pode ser um diferencial no seu empreendimento.

Deste modo, explorar as possibilidades que o TikTok pode oferecer é um jeito de se destacar no seu nicho de atuação, chamar atenção do público, se tornar uma autoridade no mercado, além de atrair investidores que podem ajudar no crescimento do seu negócio.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.