O Facebook, através de Joanna Shields, anunciou no Le Web’11 uma nova funcionalidade para a rede que o tornará um pouco mais viral.

 Ela revelou que será lançado um plugin de assinatura que poderá incorporado em qualquer site, permitindo que outros usuários possam se inscrever nas suas atualizações do Facebook, onde quer que estejam. Nós estamos vendo o Facebook fortalecer cada vez mais o seu botão Assinatura e, com mais essa novidade, suas intenções com essa funcionalidade são claras.

Uma web mais conectada

O botão Assinatura é essencialmente uma extensão do botão curtir no Facebook, que permite realizar interações sociais fora do Facebook e em toda a web. Agora, essas interações são focadas em pessoas em vez de objetos. Ampliando o alcance do botão Assinatura desta forma, o Facebook também está contribuindo para o conceito de marca pessoal ou de figura pública. Eu tenho o meu blog pessoal e sempre fui limitado pelas funcionalidades do Facebook no fortalecimento da minha "marca pessoal". Eu e muitos outros blogueiros com sites próprios, tínhamos que criar uma fanpage com nosso nome e colocar em nosso site uma caixa com a opção para as pessoas nos curtirem. Agora os leitores poderão assinar as atualizações dos perfis diretamente do site ou blog.

A mudança no botão Assinatura pode parecer mínima, já que foi apenas uma mudança na interação de um produto já existente, ao invés de uma inovação completa em torno do mesmo, porém eu acredito que isso possa realmente representar uma grande mudança para o negócio do Facebook. Enquanto o Facebook é, para muitos, uma coisa mais pessoal e privada, ao contrário do Twitter, o novo plugin do botão Assinatura vai modificar a forma como ele é visto.

A ênfase agora será na divulgação de seu perfil em toda a internet, funcionando de uma maneira completamente diferente das páginas de negócio dentro do site. Por enquanto, alguns podem não gostar deste novo conceito, principalmente com a atual polêmica sobre a privacidade, mas mostra o caminho que o Facebook está seguindo, procurando acabar com sua fama de ser uma rede social "fechada". O botão Assinatura ainda não foi lançado, mas de acordo com Joanna, será em breve.

O que você acha dessa nova funcionalidade? Acha que cada vez mais estamos ficando expostos e temos cada vez menos privacidade ou acha que isso pode ser uma boa, já que outras redes sociais como o Twitter e o Google Plus têm a mesma funcionalidade? Deixe sua opinião!

Por Vinícius Pinto, administrador, é analista de mídias sociais na Kindle. @vinicius_pinto