Quais as melhores redes sociais para divulgação do seu produto?

A forma de se comunicar e realizar ações de publicidade mudou bastante com a ascensão da internet. Dessa forma, é necessário verificar quais são as melhores redes sociais para que uma empresa possa consolidar sua estratégia de comunicação e marketing.

Se antes, as empresas se focavam em anunciar somente em rádios, televisão e jornais, hoje em dia, o foco está nas redes sociais.

Por meio delas, o alcance da empresa pode ser muito maior, o que permite também uma mensuração dos resultados por meio de uma análise das métricas.

Ainda, as redes sociais possuem o potencial de consolidar a sua marca, ou seja, de fazer com que as pessoas reconheçam seu negócio, se interessem por ele e ainda, divulguem.

Dessa forma, podemos afirmar que as redes sociais contribuem para fortalecer a imagem de uma empresa, assim como promover a interação, engajamento e contato com os clientes.

Com um estudo adequado sobre o público e a linguagem, a empresa consegue realizar o desenvolvimento de uma excelente estratégia e assim, conquistar e fidelizar os clientes por meio das redes sociais.

Entender sobre o público-alvo é outro ponto que chama a atenção nesse contexto do cenário digital, mas podemos afirmar que diversos públicos se encontram nas redes sociais.

Dessa forma, podemos afirmar que tanto um público que se interessa por manutenção industrial, assim como por dicas de beleza, podem consumir as mesmas redes.

Como não dá mais para pensar nas empresas fora das redes sociais, esse artigo trará orientações sobre quais são as melhores estratégias e redes sociais para divulgar o seu produto. Acompanhe a seguir!

O poder das redes sociais para o crescimento da sua empresa

Antes de falarmos sobre as melhores redes sociais para o seu negócio de artefatos de cimento, precisamos destacar de forma prévia o poder das redes sociais para o crescimento da sua empresa, ou seja, os benefícios que as redes podem proporcionar ao seu negócio.

Cada vez mais, as redes sociais fazem parte da rotina do consumidor. Por isso, as empresas precisam estar onde os clientes estão.

A vantagem de estar nas redes sociais é exatamente a possibilidade de encontrar o público certo e importante para o crescimento do seu negócio.

Ainda, é possível atingir um grande número de pessoas por um custo baixo, já que as campanhas publicitárias são adaptadas à realidade da empresa.

As redes sociais também são importantes porque permitem a captação de leads, que são os clientes em potencial para sua marca.

Ou seja, é a chance de várias pessoas terem o conhecimento necessário sobre o seu negócio. Isso contribui, inclusive, para a consolidação da sua marca de equipamentos para laboratórios.

Em resumo, destacamos a seguir 10 vantagens que as redes sociais podem proporcionar ao seu negócio:

  • Maior visibilidade da marca;
  • Possibilidade de consolidar o seu negócio;
  • Atração de leads e de novos clientes;
  • Aumento do número de vendas;
  • Maior destaque em um cenário competitivo;
  • Chance de interagir e conversar com seu público-alvo;
  • Possibilidade de analisar as métricas;
  • Permite humanizar a marca;
  • Fortalecer a imagem da empresa diante da concorrência;
  • Possui ferramentas que contribuem para o planejamento do conteúdo.

Diante disso, podemos afirmar que uma empresa fabricante de amaciante ou uma loja de roupas, por exemplo, que está fora das redes sociais, corre um grande risco de perder os clientes do seu negócio.

Cada postagem que a empresa realiza pode ter um grande alcance, o que faz com que sua marca seja ainda mais relevante e que os clientes fiquem perto do seu negócio.

Essa ideia de proximidade e interação contribui para a fidelização do usuário e pode ser considerado também um dos benefícios do uso das redes sociais.

Conheça as melhores redes sociais para divulgação da sua marca

Agora que você já sabe e entende os benefícios que são proporcionados por meio do uso das redes sociais, no processo de atração dos clientes, é essencial conhecer sobre cada uma dessas redes e suas ferramentas.

Isso é importante porque contribui para a elaboração de um conteúdo adaptado à linguagem da rede social, assim como para uma identificação de público nesses espaços.

Por isso, separamos as redes sociais que são mais utilizadas atualmente, assim como algumas ações e estratégias que podem ser realizadas. Acompanhe a seguir e fique por dentro das redes sociais disponíveis no mercado.

Instagram

Sem dúvidas, o Instagram é uma das principais redes sociais utilizadas no mundo atualmente.

Essa rede tem como base a publicação de imagens, assim como de vídeos. A rede foi adquirida pelo Facebook no ano de 2012 e de lá para cá teve um amplo crescimento, sendo utilizado como uma ferramenta de publicidade ativa de vários produtos, como roupas, sapatos, piso de concreto polido, serviços, dentre outros.

Essa rede social é bastante interessante porque ela permite elevada interação entre a empresa e o usuário.

A empresa tem a possibilidade de criar conteúdo para o feed, que é a página inicial, assim como storys (que são vídeos curtos que desaparecem após 24 horas), e ainda tem a possibilidade de criar vídeos mais longos, por meio das lives.

A interação é algo presente na rede, já que a empresa pode criar também enquetes e perguntas, deixando um espaço para os clientes responderem.

Ou seja, essa é uma rede social bastante importante para a empresa que precisa melhorar o relacionamento com seu cliente, assim como estreitar laços e humanizar a marca.

Além disso, essa rede pode ser utilizada para mostrar o dia a dia da empresa, o que ocorre nos bastidores, promoções e até mesmo, a realização da venda de produtos e serviços.

Facebook

Imagine uma rede social que tem mais de 130 milhões de usuários brasileiros, em um país com pouco mais de 230 milhões de habitantes, de acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

É bastante gente utilizando a rede, que também permite a troca de informações, publicação de fotos, vídeos e uma aproximação entre público e a marca.

O Facebook possui um diferencial em relação ao Instagram, porque essa rede também permite a criação de um marketplace, que é um espaço disponível para anúncios.

Ou seja, é possível publicar sobre tinta epóxi preço, assim como acerca de outros produtos que fazem parte da sua marca, de forma diferenciada.

Por meio do Facebook Ads, ainda, é possível fazer anúncios personalizados para sua marca e vinculá-los ao Instagram.

Dessa forma, sua estratégia de comunicação e marketing atingem um número maior de usuários, com possibilidade de segmentar a estratégia para cada usuário.

YouTube

Outra rede social que merece destaque e que cresceu muito entre os brasileiros é o Youtube. Em 2019, a rede foi eleita como a mais utilizada entre os brasileiros, sendo considerada atualmente, a maior rede social de vídeos.

A estimativa é que, por dia, ocorra mais de 1 bilhão de horas de visualizações no mundo.

Esse número é expressivo e demonstra como a plataforma é um potencial de divulgação da marca, investimento em anúncios, assim como para a expansão e crescimento do seu negócio.

Por meio dessa rede, sua empresa consegue criar vídeos mais detalhados sobre os produtos e serviços, assim como trazer dicas sobre os seus produtos, sejam sacolas personalizadas para loja ou outros.

WhatsApp

A próxima rede social que merece destaque tanto para a divulgação do seu negócio, mas também para a interação com as pessoas é o Whatsapp.

Essa rede é utilizada para o envio de mensagens de forma instantânea, podendo ser utilizada como uma ferramenta de venda dos seus produtos ou serviços.

Dessa forma, sua empresa não pode deixar o whatsapp de lado ou ignorar o poder dessa rede social.

Por meio do WhatsApp Business, sua empresa pode conversar com os clientes, tirar dúvidas acerca de um produto ou serviço, informar sobre o preço do eps isopor, além de ouvir opiniões e o feedback do público.

Identifique onde está o seu público-alvo

Agora que você já conhece quais são as principais redes sociais disponíveis no mercado, é importante identificar onde está o seu público-alvo, assim como a melhor linguagem para falar com cada um deles.

Sua empresa não precisa estar em todas as redes para divulgar o seu trabalho, até porque, não é fácil administrar vários perfis e garantir a qualidade e monitoramento adequado.

Dessa forma, estude os produtos que sua empresa comercializa, a forma como a venda é feita e quem é o seu público.

Ainda, ficará mais fácil criar ações de comunicação e marketing, assim como direcionar estratégias relevantes para a empresa.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.