Os programas CMS foram criados no final da década de 1990. Desde, então, passaram de programas caríssimos para uma enorme quantidade de programas gratuitos e até de código aberto, sempre com uma excelente qualidade e uma diversidade de soluções que permitem encontrar exatamente o que você quer para cada projeto.

Você sabe o que é um programa CMS? Esses programas são utilizados para gerir conteúdos como sites e blogs mais facilmente do que outros sistemas. CMS é a sigla para o inglês Content Management Systems – ou Sistema de Gestão de Conteúdo – e são utilizados para criar, gerir ou editar conteúdos web sem que seja preciso programar códigos. Assim, toda a administração do site ou do blog fica muito mais simples e você tem ao seu dispor uma enorme quantidade de funções.

Um CMS nada mais é do que um esqueleto de site. Ele tem as configurações e códigos básicos para a operação, administração e manutenção totalmente prontos e disponíveis para serem usados. Assim, programas gerenciadores de conteúdo CMS podem permitir que uma empresa ou uma pessoa qualquer monte um site completo e funcional rapidamente e sem a mínima necessidade de contratar uma equipe de desenvolvimento ou mesmo um webmaster para administração. Pois, basta que qualquer membro autorizado acesse o painel de controle do sistema CMS escolhido para fazer qualquer atualização, correção ou administração do site. Sem dúvida isso simplifica a operação e reduz drasticamente os custos nas empresas.

Podemos resumir isso tudo num simples conceito: O CMS tem o grande diferencial de permitir a modificação rápida, simples e segura de um site sem que haja necessidade de pessoal especializado para isso. Além disso, reduz custos e elimina barreiras para a implantação de um site web eficiente.

Um dos mais famosos programas CMS é o Wordpress. Escrito em PHP; é gratuito e garante sites e blogs de alta qualidade e apelo visual. Sendo completamente customizável e de gerenciamento simples. Seu principal concorrente é o Joomla.

As principais vantagens dos sistemas CMS são: toda equipe pode participar da publicação e da atualização dos blogs ou sites da empresa. Redução drástica do tempo necessário para modificação. Atualização e criação de páginas. Ganhos estéticos enormes em comparação com algumas criações amadorísticas. Estrutura de navegação coerente. Flexibilidade para acessar de qualquer lugar e a qualquer hora. Melhorias na segurança. Gerenciamento eficiente das atualizações dos softwares e do conteúdo. Escalabilidade. Redução drástica dos custos.

Ainda há sistemas CMS avançados que dispõem de recursos como o workflow (fluxo de tarefas) e permitem a adição de conteúdos ao sistema e seu bloqueio para os usuários até que o editor chefe faça a autorização final.

Desta forma escolhendo um dos muitos programas CMS para seu blog ou para seu site, sua empresa terá autonomia completa e absoluta sobre todo o seu conteúdo e a forma como ele é mostrado na Internet. Dispensando a utilização de mão-de-obra terceirizada ou externa e dispensando completamente a formação de equipes de profissionais exclusivos para esse fim.
Uma decisão inteligente que se refletirá nos custos e nos lucros de sua empresa. Pense nisso.