O planejamento de marketing estruturado para alcançar o público certo e moldar as metas quanto à forma de se comunicar com objetivos da marca como um todo.

Planejamento de Marketing: Como montar do zero?

Uma vez que as empresas se apresentam ao mercado consumidor, além de um plano de negócios sólido, é preciso também contar com um planejamento de marketing estruturado para alcançar o público certo e moldar as metas quanto à forma de se comunicar com a população - e objetivos da marca como um todo.

O planejamento de marketing ajuda a guiar toda uma jornada de relacionamento e compra, visando processos contínuos, e a construção do zero pode ser um desafio para empreendedores de pequenas empresas a gestores de marketing - apesar de muito vantajosa.

Dessa forma, é preciso se aprofundar sobre como montar um planejamento de marketing e como as diferentes estratégias podem ajudar a fortalecer a sua marca, se tornando uma referência junto ao mercado consumidor e à concorrência.

Como definir o planejamento de marketing?

O planejamento de marketing leva em consideração tanto os objetivos comerciais de uma empresa, como a oportunidade de elevar o nível de publicidade, quanto o potencial de negócios.

Para isso, é preciso seguir algumas etapas no planejamento de marketing, como propor um cronograma, recursos e temas voltados para uma empresa de assessoria trabalhista, as equipes envolvidas e todo o projeto de publicidade.

Muitas empresas criam e utilizam ativos do marketing, como:

  • Anúncios digitais;
  • Imagens da marca,
  • Logotipo;
  • Postagens em blogs;
  • Textos de sites.

De maneira ideal, o planejamento de marketing deve ficar sob os cuidados de uma equipe profissional, responsável pela criação de diferentes campanhas centradas em redes sociais, pesquisa de mercado, e-mail marketing, entre outros ativos.

São diversas camadas complexas que envolvem o planejamento de marketing, o que exige diferentes partes interessadas nas mais diferentes tarefas, tudo para garantir que os prazos sejam cumpridos e a campanha atinja o público-alvo de maneira correta.

Diferentes tipos de planejamento de marketing

Para cada empresa, produto, serviço e público, é possível empregar diferentes tipos de ações que permeiam o planejamento de marketing.

A seguir serão apresentadas diferentes estratégias que podem compor o planejamento de marketing da sua empresa, seja de forma individual ou em composição com outros elementos distintos, de modo a otimizar os resultados de alcance, posicionamento e vendas.

  1. Publicidade paga
  2. A publicidade paga é empregada em diferentes tipos de mídia, tanto as tradicionais quanto as digitais.

    Ela oferece abordagens que são encontradas em propagandas de rádio e TV, assim como jornais, revistas, outdoors e busdoors, entre outros canais de comunicação.

    No cenário moderno, o marketing digital tem ganhado espaço, com métodos como PPC (Pay Per Click), e anúncios pagos em forma de banner.

  3. Marketing de causa
  4. Um escritorio de contabilidade em SP pode ter produtos e serviços vinculados como solução a problemas sociais, assim como abraçar uma causa.

    Desse modo, há o reforço por meio do impacto social e da identificação do público com a causa escolhida.

  5. Marketing de relacionamento
  6. Esse tipo de divulgação está relacionado com o foco total na construção de um relacionamento de valor entre marca e cliente.

    Nesse caso, toda empresa deve garantir a melhora do relacionamento com os clientes existentes, tendo como objetivo garantir a fidelidade junto à marca ao longo do tempo. veja mais em formas de implementar Marketing de relacionamento dentro da sua empresa

  7. Marketing secreto
  8. Neste caso, as estratégias aplicadas no planejamento de marketing são “camufladas” e, por isso, as empresas se concentram na comercialização dos produtos e serviços de forma indireta. O intuito aqui é que não haja a propaganda massiva e direta.

  9. Boca a boca
  10. Essa é a forma mais tradicional, e talvez das mais poderosas, quando se trata de incluir em um planejamento de marketing fortalecido pelo público. Isso porque ele pode acontecer de maneira natural junto aos novos potenciais consumidores.

    Quando uma empresa oferece um produto ou serviço de qualidade, a probabilidade é que a mercadoria seja promovida no boca a boca, entre amigos, colegas e familiares.

    Vale ressaltar que essa estratégia ganha um escopo maior por causa das redes sociais e mensageiros eletrônicos, visto que são canais de fácil acesso para as pessoas, por meio de computadores e celulares.

  11. Marketing transacional
  12. O tipo de marketing transacional está relacionado a varejistas que incentivam os clientes a fazerem as compras com cupons, eventos de grandes proporções, ofertas e descontos.

    Isso aumenta as chances de vendas, motivando o público-alvo a adquirir produtos e serviços à disposição, com preço mais acessível e outros diferenciais.

  13. Marketing de diversidade
  14. Voltado para nichos específicos, o marketing de diversidade atende a públicos diversificados, integrando diferentes estratégias, sob aspectos culturais, atitudes, pontos de vista e até mesmo quanto a necessidades específicas.


Como criar planejamento de marketing estratégico?

Toda empresa possui uma linguagem, público, visão, valores e objetivos, o que impacta diretamente no planejamento de marketing estratégico a ser aplicado em uma campanha publicitária.

Para criar um planejamento de marketing anual para toda a equipe, ou definir uma campanha publicitária de curto prazo, as etapas apresentadas a seguir podem ajudar a captar detalhes essenciais.

  1. Identificar os objetivos de nível de negócios
  2. O primeiro passo é identificar quais os objetivos de negócios, como dobrar o faturamento dentro de um período definido, ou tornar os produtos e serviços mais bem avaliados junto ao público-alvo.

    A captação desses objetivos ajuda a informar a equipe responsável pelo planejamento de marketing de um escritório de contabilidade fiscal sobre quais ações serão adotadas para alcançar essas metas, para então seguir para outras etapas.

    Mais ainda, com os objetivos em mãos, fica mais claro quais campanhas podem ser criadas para otimizar os resultados.

  3. Estabelecer metas e iniciativas
  4. As metas do planejamento de marketing devem apoiar, de forma direta, os objetivos de uma organização.

    Desde a construção de um planejamento de marketing de longo prazo, o que pode levar à criação de novas iniciativas. O intuito é abordar temas amplos de trabalho, focando no alcance das metas.

  5. Revisitar as personas do comprador
  6. Uma empresa deve desenvolver o perfil da buyer persona, ou persona de comprador, de modo a entender quais demandas e interesses são mais importantes para cada cliente, bem como o que eles sabem da empresa, realizando pesquisas.

    Isso ajuda a decidir a melhor forma de alcançar o público-alvo, estabelecer o relacionamento com ele e manter o interesse na marca, bem como verificar como o planejamento de marketing pode motivar cada um a realizar as ações desejadas - como a compra.

  7. Conhecer as alternativas
  8. Para cada empreendedor e empresa, é preciso conhecer soluções alternativas existentes, assim como identificar oportunidades de diferenciação dentro do mercado em que atua.

    A análise SWOT pode posicionar a empresa em relação às alternativas do mercado, sendo ela:

    • Strengths - Forças;
    • Weakness - Fraquezas;
    • Opportunities - Oportunidades;
    • Threats - Ameaças.

    Isso permite comunicar, de forma efetiva, o que torna a empresa, produto ou serviço único para o público-alvo e melhorar processos que podem ocasionar riscos e gargalos.

  9. Construir um mapeamento
  10. A equipe responsável pode construir um mapa de todo o planejamento de marketing de um escritório de auditoria contábil, e assim visualizar cada etapa para garantir o máximo alcance possível.

    Dessa forma, é possível definir atividades que ajudam a atingir as metas e vincular estratégias em diferentes níveis, tanto organizacional quanto de marketing, até o emprego de táticas para o total alinhamento de implementação de campanha publicitária.

  11. Criar uma proposta de orçamento
  12. A partir do momento que se sabe o que deseja entregar, é preciso ter um orçamento disponível.

    Pode ser necessário direcionar capital financeiro para um setor de marketing, ou uma agência especializada, para a produção de ativos criativos.

  13. Escrever um resumo do planejamento de marketing
  14. A última etapa consiste em escrever um resumo criativo do planejamento de marketing, a fim de alinhar todos ao redor dos detalhes importantes sobre a campanha publicitária.

    O resumo criativo do planejamento de marketing deve incluir:

    • Mensagens principais;
    • Objetivos;
    • Orçamento;
    • Público;
    • Tempo.

    Após o desenvolvimento do planejamento de marketing, é preciso revisá-lo com certa frequência, tanto o progresso quanto possíveis obstáculos.

    Pode ser necessário aplicar reajustes ao longo do tempo, tudo para garantir a entrega de um trabalho centrado e alinhado com os objetivos da organização, para agregar valor real à marca.


Dá para implementar em qualquer tipo de empresa?

O desenvolvimento de um planejamento de marketing pode beneficiar qualquer tipo de empresa.

Isso porque ele pode ser adaptado à realidade de cada organização, assim como o acesso ao mercado consumidor.

Dessa forma, vários benefícios podem ser observados, a partir da implementação de um planejamento de marketing desenvolvido para cada tipo de empresa.

  1. Fornece um plano de ação
  2. O planejamento de marketing serve como um plano de ação, isto é, conforme o produto ou serviço que se trabalha, e como ele é diferente de outras marcas.

    Assim, também é possível identificar quem é o público-alvo, quais as ferramentas e táticas podem ser aplicadas para obter os leads, ou clientes em potencial, para a marca.

  3. Roteiro para o sucesso
  4. O sucesso de uma empresa está atrelado ao planejamento de marketing pois é ele quem direciona para os objetivos e a devida divulgação. Mas, com tantas formas de divulgação, é vital saber o melhor curso de ação.

    Dessa forma, o planejamento de marketing ajuda a manter a equipe focada, sem qualquer tipo de distração.

  5. Promove clareza
  6. Seja um produto ou serviço, o planejamento de marketing permite identificar o público-alvo desde o princípio, junto com o plano de negócios.

    Quando se soma esses 2 componentes, torna-se mais fácil elaborar mensagens de marketing que atingem o público-alvo com mais direcionamento e foco.

  7. Serve como ponto de referência
  8. De forma geral, o planejamento de marketing serve como um ponto de referência, ou uma fonte de verdade, para tudo o que a equipe responsável precisa realizar.

    Esse planejamento de marketing remove qualquer tipo de ambiguidade dos processos, garantindo que cada profissional saiba o que precisa realizar para comercializar a marca com sucesso.


Conclusão

O planejamento de marketing é tão importante quanto o plano de negócios e, por isso, deve ser pensado desde o princípio.

Esse planejamento de marketing pode ser aplicado em diferentes momentos, sempre com o propósito de manter a empresa em evidência, fortalecendo a marca junto aos clientes e como uma referência aos concorrentes.

Texto originalmente

desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.