Nicho de mercado: saiba o que é, e como definir o seu

Definir o nicho de mercado do negócio é importante para que a empresa tenha mais sucesso e autoridade naquilo que faz. Inclusive, é algo muito importante para o planejamento de marketing.

No entanto, é muito comum ver gestores e empreendedores com muitas dúvidas em relação ao assunto e, algumas vezes, nem mesmo sabem como definir o nicho da empresa em que atuam.

Só que essa pauta é muito importante para o crescimento do negócio, principalmente para aqueles que estão começando agora e que ainda possuem poucos recursos para investir.

Uma empresa que sabe qual é seu nicho concentra seus esforços onde realmente eles podem trazer resultados. A corporação não precisa e não deve tentar abocanhar um mercado maior do que aquele que pode atender.

É importante lembrar que existem muitas empresas de sucesso e que lidam com diferentes nichos, mas praticamente todas elas começaram atendendo a um nicho específico.

Alcançar a autoridade por meio de um público selecionado é um caminho importante para crescer no mercado. Sendo assim, o presente texto mostrará qual é o conceito de nicho de mercado, sua importância para as empresas e de que maneira defini-lo.

O que é nicho de mercado?

Nicho de mercado é um recorte ou uma segmentação que serve para identificar um grupo menor presente em um setor e com interesses e necessidades específicas.

Geralmente, os problemas enfrentados não possuem soluções viáveis e é justamente esse ponto que traz uma oportunidade imperdível para os negócios.

Por meio das estratégias de marketing digital, fica mais fácil encontrar e identificar esses setores e a própria internet ajuda a fazer uma segmentação orgânica do público.

Um fabricante de peças para compressor de ar condicionado é um exemplo de companhia que atua para um nicho específico, e é justamente por isso que consegue alcançar seus propósitos e ter sucesso.

Assim sendo, o nicho de mercado é um segmento em que os consumidores possuem necessidades que são pouco ou nada atendidas por outras organizações. Essa escassez de solução é onde surgem oportunidades para empresas atuarem.

Importância do nicho de mercado

Quando a empresa atua em um nicho de mercado específico, tem muito mais facilidade para entregar valor para os clientes e se destacar.

Os investimentos são bem menores, e mesmo assim é possível atingir um público interessado nas soluções que o negócio oferece.

É muito importante direcionar o planejamento de marketing para a persona da marca, pois isso torna a campanha específica.

Quanto mais específica ela for, maior será o nível de identificação do consumidor e as pessoas terão a impressão de que a marca está falando diretamente com elas.

No caso de uma empresa especializada em aluguel de escritório compartilhado, os indivíduos têm a impressão de que seus serviços foram desenvolvidos exatamente para atender suas necessidades.

O propósito do marketing de nicho é exatamente esse, permitindo que a empresa consiga atender os desejos e necessidades dos consumidores, além de resolver problemas específicos.

Como resultado, as pessoas passam a valorizar mais a empresa e até mesmo se dispõem a pagar um pouco mais pelos produtos e serviços oferecidos. Dentre os benefícios de definir um nicho de mercado estão:

  • Baixa concorrência;
  • Público qualificado;
  • Possíveis parcerias;
  • Clientes satisfeitos.

Quando a organização atua em um mercado amplo, terá de enfrentar uma grande quantidade de concorrentes, tendo em vista que existem muitas empresas que trabalham com diferentes produtos e setores.

Agora, quando a companhia segue por um caminho mais específico, não vai encontrar tanta concorrência, e por essa razão terá mais facilidade para se destacar e estabelecer sua autoridade.

Isso traz estabilidade e, ao longo do tempo, a organização poderá começar a explorar novos nichos. Só que, além de não encontrar tanta concorrência, o público desse tipo de negócio também é muito mais engajado e disponível.

Uma empresa de monitoramento 24 horas residencial será capaz de atender a todas as necessidades de seu cliente, algo que outras organizações mais abrangentes não conseguem fazer.

Qualquer marca que esteja disposta a direcionar seus serviços para uma necessidade específica terá clientes esperando uma oportunidade de comprar.

São negócios que transmitem uma imagem de atendimento personalizado e que realmente se preocupam com as necessidades dos consumidores.

Tendo em vista que as pessoas estão cada vez mais exigentes, é fácil entender por que tantas preferem comprar com organizações que atuam em nichos menores.

Os produtos e serviços, assim como os conteúdos publicados no site terão mais valor agregado, e com isso fica mais fácil convencer o público a assinar a newsletter, fazer uma compra, entre outras ações de captação.

Outra vantagem é a facilidade em identificar parcerias, pois quando a corporação atua em um nicho específico, pode encontrar parceiros importantes para expandir o negócio, como no caso dos influenciadores digitais.

Eles são especialistas em determinados nichos e possuem uma quantidade significativa de seguidores. Costumam dar suas opiniões, fazem recomendações e discutem novidades sobre a área.

Um buffet para jantar de aniversário pode fazer parcerias com essas pessoas porque elas vão saber comunicar a solução para o público.

Por fim, uma vez que a companhia consegue atender a uma necessidade específica que, até então era pouco ou nada atendida, terá clientes muito mais satisfeitos.

São pessoas que carecem de algo e que precisam de soluções de qualidade. Quando encontram, se sentem muito mais satisfeitas e aceitam até mesmo pagar um pouco mais para ter acesso a uma solução.

Como definir o nicho de mercado?

Depois de entender a importância de atuar em um nicho específico, chegou o momento de saber como defini-lo. Algumas dicas para isso são:

Escolher um segmento

Antes de definir o nicho, a empresa precisa saber qual é o segmento em que atua, pois assim vai conseguir especificar cada vez mais sua área de atuação.

Um exemplo disso é uma empresa que atua no mercado de cosméticos, dentro do segmento de produtos para cabelos e seu nicho são produtos veganos para cabelos crespos.

Um fabricante de regador de jardim infantil vai conseguir definir seu nicho ao fazer pesquisas sobre as áreas de atuação e as necessidades do público, aumentando sua relevância e exclusividade.

Conhecer suas aptidões

Muitos empreendedores caem na tentação de começar a trabalhar com produtos mais vendidos ou serviços que são muito procurados pelas pessoas. Embora isso seja importante, não deve ser o único critério para tomar uma decisão.

Uma boa opção é trabalhar com aquilo que entende e que tem um interesse genuíno. Isso faz com que o trabalho seja mais tranquilo, e gostando do que se faz, é muito mais fácil fazer o negócio crescer.

Por exemplo, uma empresa de instalação de tela de proteção transparente terá mais autoridade para tomar decisões e identificar aquilo que as pessoas precisam.

Encontrar um problema não solucionado

Outra forma de definir o nicho de mercado é identificar um problema que ainda não foi resolvido ou uma necessidade que ainda não foi atendida. Isso ajuda a encontrar uma forma de desenvolver uma solução para atender esse público.

Uma das formas de fazer isso é criando a persona da marca, um personagem semi fictício que reúne todas as características do cliente ideal do negócio.

Considerar a viabilidade da ideia

Depois de definir o mercado, segmento e nicho da corporação, é fundamental se certificar de que o produto ou serviço é economicamente viável.

No caso de um fabricante de mesa de bilhar personalizada, é indispensável avaliar a demanda e a concorrência, duas grandezas que costumam ser proporcionais.

De forma mais detalhada isso significa que quanto maior for a demanda, maior será a concorrência. O ideal é encontrar o ponto de equilíbrio e encontrar um nicho onde boa parte das pessoas comprariam os produtos e a concorrência não é tão grande.

Analisar os concorrentes

A última etapa da definição de nicho é analisar com cuidado a concorrência, visto que olhar para quem já atua no mercado é fundamental para saber como entrar nele com o pé direito.

O conceito de nicho de mercado está relacionado com a oferta de soluções inovadoras, como um estúdio música que permite gravações à distância.

Para saber quem são os concorrentes, não se deve olhar para as organizações que oferecem os mesmos produtos e serviços, mas para aquelas que estão disputando o mesmo público, oferecendo soluções semelhantes.

Assim, o empreendedor vai saber com quem vai competir espaço, como essa disputa acontece e o que ele pode fazer para se destacar.

Considerações finais

Definir um nicho de mercado é muito importante para os negócios que querem encontrar um público fiel e uma boa oportunidade para vender.

Sendo assim, torna-se importante utilizar como base os passos apresentados neste conteúdo para encontrar um grupo de pessoas que esperam pela solução que a marca quer levar para o mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.