Materiais ricos é um conteúdo criado como E-books, Webinars, Ferramentas digitais e Infográficos com o objetivo de gerar e alimentar leads.

Materiais ricos: você sabe o que são?

Algumas das pautas mais discutidas hoje em dia são os materiais ricos, como estão sendo produzidos na empresa e se são realmente relevantes para os clientes ou acabam os afastando quando eles decidem efetuar compras de produtos ou serviços.

São aspectos importantes que devem ser analisados pela equipe de marketing interna, no sentido de trabalhar as melhores estratégias para que eles sejam realmente eficazes na captação de mais clientes potenciais.

Por meio dos conteúdos ricos é que um número maior de leads é conquistado para que, mais a frente, eles se tornem clientes fiéis e, nessa condição, passam a comprar com mais assiduidade tudo aquilo que a empresa oferece.

O que são materiais ricos?

Considerando-os para além de uma possibilidade na estratégia de marketing de conteúdo, eles são informações direcionadas para explicar determinados assuntos para o público e podem ser técnicos ou educativos.

Portanto, quanto mais completos forem os conteúdos sobre piso ecológico camping, por exemplo, mais despertarão a atenção daqueles que se interessam, gerando mais leads qualificados, o que favorece de sobremaneira o aumento das vendas.

A empresa que se utiliza das estratégias do marketing de conteúdo, como ferramenta de atração, passa a adquirir maiores possibilidades na obtenção de pessoas que demonstram real interesse por aquilo que procura.

No sentido educativo, os materiais ricos ensinam o público, por meio de um vídeo explicativo, por exemplo, de como é realizado o conserto de gerador de energia, ainda que seja apenas para um conhecimento.

Não necessariamente a pessoa trabalha com isso, mas pode estar interessada no assunto, para transmiti-lo a alguém que conhece, nesta área, compartilhando o que assistiu, tornando mais fácil o processo de aprendizagem do mesmo.

Os materiais ricos são mais aprofundados, explicativos e extensos, diferente do que aparece nas postagens comuns em blogs que são muito superficiais estes materiais são necessários na explicação da prestação de serviços e produtos.

A proposta do conteúdo rico é mostrar com mais especificidade todas as informações que giram em torno de um determinado assunto, como a importância do produto, qual solução o consumidor vai encontrar ao adquiri-lo ou como entendê-lo tecnicamente.

Tipos de materiais ricos

Existem vários tipos de materiais ricos na internet, que expõem assuntos variados, sempre objetivando a entrega de informações completas, em qualquer tipo de segmento, conforme a lista mostra abaixo:

  • E-books;
  • Webinars;
  • Ferramentas digitais;
  • Infográficos.

E-books

Os e-books digitais são os mais conhecidos e são guias para um assunto específico e devem conter a introdução, o desenvolvimento do tema e a conclusão, para que facilite a compreensão, e os conteúdos precisam ser detalhados quando o assunto é complexo.

Por exemplo: como instalar uma cozinha modulada em U, desenvolver esse processo e a forma como precisa ser concluído. O e-book, ainda que contenha um conteúdo extenso, não tende a ser cansativo porque conduz a uma experiência para o cliente.

Webinars

Os webinars são materiais gravados em vídeos para seminários ou palestras e as informações são passadas como se fossem aulas, onde a pessoa atua como um professor, por exemplo ensinando como confeccionar um banner personalizado para lanchonete.

O YouTube é uma ótima ferramenta para gravar os webinars, que nem sempre são feitos ao vivo, mas são gravados antecipadamente, mas, se forem ao vivo, é crucial reservar um tempo para que os participantes sanem dúvidas ou façam perguntas.

Ferramentas digitais

As ferramentas digitais também são materiais ricos, que agregam valor à rotina de trabalho, como o controle financeiro, a distribuição de tarefas da área de marketing e como calcular o estoque no almoxarifado.

Elas são excelentes e práticas e impactam positivamente no dia a dia das atividades dos colaboradores, que acabam economizando tempo para atender mais qualitativamente os consumidores e clientes.

Infográficos

Já os infográficos possuem conteúdos mais visuais, lúdicos e didáticos, no sentido de diminuir as tarefas, principalmente quando não há tempo disponível para a leitura de um texto mais extenso e eles contêm ilustrações, ícones ou gifs.

O potencial é maior e o conteúdo é mais fácil de ser compartilhado, porque é mais resumido e são utilizados nas postagens em blogs e podem ser baixados por meio de uma landing page.

Impactos e benefícios dos materiais ricos

Quando os materiais ricos são elaborados com profundidade, entregando informações de valor para os clientes, causam impactos e benefícios positivos para a empresa, nos seguintes quesitos expostos em seguida:

  • Aumenta a autoridade da marca;
  • Conquista maior número de leads;
  • Produz maior engajamento com o público;
  • Fortalece o marketing de conteúdo;
  • Gera mais conversões.

Através dos materiais ricos, a companhia pode publicar conteúdo de qualidade, aumentando a autoridade de uma marca, tornando-a notória no mercado e faz com que o público se engaje nas redes sociais, por exemplo, ao seguirem esta marca.

Sendo assim, quanto maior for a qualidade do material, mais será visualizado o conteúdo nele postado, tornando a empresa conhecida e especialista na área em que atua, frente a concorrência e no mercado.

O objetivo dos materiais ricos é gerar maior número de leads e, nesse sentido, eles podem ficar disponíveis para download e serem recebidos por e-mail marketing, através de um link e, dessa forma, o lead pode ser conquistado mais facilmente.

Os materiais ricos podem ser oferecidos gratuitamente pelas redes sociais, e faz com que a empresa de transporte fretado para funcionários passe a perceber que os conteúdos são fundamentais na retirada de informações.

As estratégias de marketing de conteúdo são fortalecidas com os materiais ricos, no sentido de induzir as pessoas a se tornarem leads e depois clientes na compra de produtos ou serviços oferecidos pela empresa.

Desse modo, o conteúdo do material rico precisa atender as necessidades da audiência, despertando a atenção do público e, por consequência, mais a frente, gera mais vendas, aumentando a lucratividade.

Como produzir materiais ricos?

Para desenvolver um material rico de qualidade, e para que ele seja capaz de gerar leads, ser profundo e técnico no que pretende, as seguintes ações devem ser aplicadas:

  • Conhecer e definir a persona;
  • Elaborar a estrutura do material;
  • Escrever apenas sobre o que a empresa entende;
  • Revisar o material antes de postá-lo;
  • Divulgar eficazmente pelas redes sociais.

A persona consegue identificar o perfil e características do público, determinando os comportamentos, as necessidades e desejos das pessoas e, ao produzir os conteúdos, é fundamental utilizar uma linguagem mais condizente com o público.

Um bom material requer uma estrutura bem delineada, por isso os assuntos devem ser organizados de forma assertiva, para que o leitor os absorva mais facilmente, como geralmente é feito nos e-books.

Em infográficos, o assunto deve dar dicas em forma de lista, pois elas apresentam a dor da persona, para que depois seja entregue a solução adequada ao problema.

Aquilo que a empresa domina, por exemplo na área farmacêutica, os conteúdos devem estar voltados apenas para este assunto, no aspecto de tornar as vendas mais direcionadas, sem que sejam veiculadas informações desnecessárias.

Sendo assim, mantém-se o campo dominado pela entidade na estratégia dos negócios, gerando autoridade para a organização diante do mercado, produzindo impactos positivos nos clientes.

Dessa forma, pode ser garantida a qualidade ortográfica e a linguagem utilizada, para que as informações tragam sentido para o leitor, chamando a atenção para que ele possa se atrair verdadeiramente por algum produto ou serviço.

Como parte final do processo, a divulgação deve ser eficiente nas mídias sociais que sejam mais convenientes para a empresa, para que possa atrair mais leitores para o conteúdo produzido com palavras-chaves pertinentes ao assunto.

Uma estratégia importante na produção de material rico é o uso de CTA (Call to Action), que ajuda qualquer corporação a conquistar mais leads, conduzindo-os mais adequadamente pelo funil, para que possam ser convertidos em consumidores.

Considerações finais

Os materiais ricos como e-books, webinars, infográficos, vídeos e ferramentas digitais são de grande relevância para as empresas que querem capturar mais leads, convertê-los em clientes e aumentar no futuro o número de vendas.

Para tal, os conteúdos devem ser elaborados com maestria, para que sejam interessantes aos olhos dos consumidores, levando-os a interagirem melhor nas redes sociais, o que alavanca o engajamento.

Se o número de seguidores de uma marca aumentar frente às mídias sociais, com certeza os conteúdos postados nos materiais ricos serão mais visualizados, porque, com certeza, irão conter informações relevantes para os clientes.

O mundo digital é uma certeza e não há como obter melhores resultados se esta vertente não for acompanhada. Seja nas vendas de produtos ou serviços, ou na veiculação de materiais ricos, toda empresa deve apostar na transmissão adequada destes materiais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.