Marketing multicanal: saiba o que é e como elaborar!

Marketing multicanal é uma estratégia que tem o propósito de divulgar a campanha em diferentes plataformas, e o seu objetivo é alcançar o maior número de pessoas e variar os formatos da ação. Com essa prática, fica mais fácil gerar reconhecimento e aumentar as vendas. Existem inúmeros veículos de divulgação para as campanhas de marketing e todos eles podem ser usados pela organização durante uma única campanha.

Essa estratégia é conhecida como marketing multicanal e vem sendo usada por empresas do mundo todo. Com a chegada da internet, é possível aproveitar diferentes canais, da mesma forma como é possível investir em diferentes plataformas fora dela.

Alguns negócios podem concentrar a maioria de suas ações em certas plataformas, dando preferência para aquelas onde a audiência está. Mesmo assim, continua sendo muito interessante levar a estratégia para diferentes canais ao mesmo tempo.

Mas antes da empresa divulgar seu nome por todos os meios de comunicação, primeiro é importante entender um pouco mais sobre a estratégia para que ela seja assertiva.

Pensando nisso, neste artigo será apresentado o que é marketing multicanal, quais são as suas vantagens e como elaborar uma boa estratégia.

Conceito de marketing multicanal

Marketing multicanal nada mais é do que uma estratégia que ajuda a veicular campanhas de marketing em diversas plataformas ao mesmo tempo. O objetivo é explorar as possibilidades e garantir que as campanhas se adaptem a diferentes canais.

Com isso, a companhia gera uma percepção única e atinge o público usando diferentes recursos para divulgar seus produtos e serviços.

O avanço da internet desempenhou um papel muito importante para expandir a quantidade de canais por onde as ações de marketing podem ser veiculadas.

Com a ajuda do marketing digital, um fabricante de bancada de trabalho para oficina pode combinar plataformas online e offline, gerando impactos em diferentes grupos de consumidores.

Hoje em dia, é possível ver estratégias de marketing inteligentes sejam divulgadas simultaneamente em diferentes canais, como:

  • Materiais impressos;
  • TV;
  • Redes sociais;
  • Sites;
  • Varejo.

O marketing multicanal ajuda a alcançar objetivos simples, como garantir que o público seja alcançado pela campanha. As pessoas serão impactadas por um ou mais canais, o que proporciona uma experiência completa de percepção.

Mais do que alcançar um público maior, a estratégia traz percepções positivas sobre o negócio e isso influencia o consumo. Uma empresa que está em vários canais é capaz de fazer adequações impactantes em diferentes plataformas.

Independentemente do meio ou quando o consumidor vai ver a publicidade, o que realmente importa é despertar uma percepção positiva, e isso é tão importante quanto trabalhar diferentes canais. No entanto, é importante sempre manter a identidade da marca.

Uma empresa de sorvetes de massa para revenda precisa criar uma campanha sólida e que possa ser estendida para diferentes plataformas de divulgação.

Depois é necessário fazer algumas adequações e planejar uma estratégia de marketing que seja ampla e traga bons resultados, captando o público em qualquer lugar.

Vantagens do marketing multicanal

Investir em marketing multicanal é uma maneira inteligente de conseguir expansão, aumentar as conversões e fazer com que a empresa tenha uma presença consistente. Mas ele também traz outros benefícios, como:

Potencializa o brand awareness

Clientes que estão envolvidos com campanhas conhecem melhor a marca, o modo como ela age e de que maneira se promove, e o marketing multicanal é fundamental porque ajuda a construir o brand awareness necessário para novos negócios.

Quem está se colocando no mercado consegue cercar o cliente e todos os pontos de contato transmitem a mesma mensagem, aumentando as chances de mostrar para o público o que a marca tem a oferecer.

Isso pode acontecer no lançamento de um produto, durante a divulgação de uma promoção ou durante uma campanha criada para reforçar a marca.

Alcança o consumidor no canal certo

O comportamento do consumidor moderno muda constantemente, inclusive em relação aos canais que eles preferem usar para se comunicar com as organizações e comprar.

Uma grande empresa de home care enfermagem pode ter uma audiência heterogênea, por essa razão, precisa de estratégias que sejam capazes de alcançar as pessoas em diferentes plataformas.

Com o marketing multicanal, essas organizações conseguem ser abrangentes, aumentando a percepção e o nível de engajamento. O grupo de consumidores é alcançado pelo canal favorito e ninguém será excluído.

Transmite uma ideia consistente

O marketing multicanal também tem como propósito estabelecer um padrão para a divulgação das campanhas, pois mesmo fazendo uso de diferentes canais, é necessário transmitir a mesma ideia em todas as plataformas.

Isso é um desafio para muitas empresas, mesmo assim elas conseguem explorar possibilidades falando sobre o mesmo produto ou serviço.

Aumenta as oportunidades de negócios

Uma empresa de instalação gerador residencial consegue explorar uma campanha, aumentar as chances de conversão e fazer tudo isso dentro de um determinado período.

Independentemente da ação ser criada para divulgar produtos e serviços, sempre é possível explorá-la de diversas maneiras, e isso gera reconhecimento e traz boas oportunidades de negócios.

Dicas para fazer marketing multicanal

Para criar uma estratégia multicanal, é necessário investir em algumas práticas, e embora pareça algo muito complexo, pode ser muito simples de ser utilizado.

A organização precisa contar com profissionais capazes de atrair grandes resultados, indo desde o planejamento até a execução das campanhas. Algumas dicas para fazer isso são:

Definir uma campanha

A campanha precisa ser única e invariável, ou seja, a ideia principal deve ser captada em todos os canais por onde é divulgada. Nesse sentido, se a intenção é divulgar um novo produto, ele deve ser o foco de todas as campanhas.

Isso deve ser mantido mesmo que seja necessário alterar alguns aspectos de um canal para outro. Para uma empresa de sacada de vidro fumê, criar uma única campanha faz sentido porque se trata de um esforço momentâneo. A consistência também precisa ser mantida de acordo com a identidade visual, assim, fica mais fácil padronizar a estratégia em todas as plataformas usadas.

Integrar todos os setores do marketing

O departamento de marketing é composto por diferentes profissionais e cada um possui uma ocupação estratégica. Quando uma grande campanha está sendo elaborada, é fundamental que todos eles estejam integrados.

O marketing multicanal depende dessa integração para ser consistente, independentemente das plataformas por onde será veiculado. Sendo assim, quando as ideias estiverem sempre alinhadas a adequação será muito mais completa.

Fazer ajustes em cada canal

Fazer a adequação necessária em cada canal é fundamental para potencializar o engajamento do público. Uma marca de acessórios para caminhão Mercedes pode criar um outdoor com as fotos das peças e seu preço ao lado.

Mas para implementar uma abordagem ágil, a imagem deve ser de alta qualidade para despertar o desejo de compra, uma vez que o consumidor consegue perceber a qualidade dos produtos.

Uma campanha em um outdoor precisa causar impacto imediato e prender a atenção das pessoas, e nada melhor do que uma boa imagem para fazer isso.

Entender as expectativas do público

Para saber quais são as expectativas do público, é fundamental ter uma persona bem definida. Uma boa estratégia multicanal depende do entendimento do público e do modo como essas pessoas interagem com diferentes canais de divulgação.

Uma confecção de uniforme social para recepcionista precisa saber o que o público espera, uma vez que isso traz mais precisão para a campanha.

É preciso ter em mente que uma estratégia multicanal pode custar muito caro e exige um trabalho intenso, e todo o investimento só vai valer a pena se a organização realmente tiver todo o conhecimento necessário sobre sua persona.

Seria um erro muito grave para o negócio investir em uma estratégia que vai passar por canais inadequados ou pouco efetivos. Os resultados seriam péssimos e muito dinheiro seria gasto.

Definir campanha e orçamento

Depois de saber quem é o público e a persona, a equipe de marketing só precisa criar uma campanha que saiba passar todas as informações de maneira exata.

Se o foco do negócio é lançar um produto, como cerca elétrica 6 fios, a campanha pode mostrá-lo de diferentes maneiras em todos os canais por onde será divulgado.

A mensagem da campanha deve ser única durante todo o tempo em que estiver sendo transmitida, seguindo sempre um padrão de cores e efeitos visuais.

É assim que o público vai assimilar a marca e entender a continuidade da propaganda em todas as plataformas veiculadas.

Considerações finais

O marketing multicanal é uma excelente estratégia para levar o nome da marca, seus produtos e serviços, para uma quantidade maior de pessoas.

Ele ajuda a crescer o negócio e permite que os consumidores conheçam as novidades e empresas que oferecem soluções para o dia a dia. Investir nessa estratégia é se aproximar ainda mais do público-alvo do negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.