Marketing e publicidade: os benefícios de trabalhar com essas ferramentas

Apesar de semelhantes - e por muitas vezes entendidos como sinônimos -, os trabalhos de marketing e publicidade possuem as suas diferenças e particularidades, mesmo sendo fortalecidos quando trabalhados de maneira conjunta.

É compreendido também por inúmeras empresas que o produto não chega até o consumidor se não existir um bom time ou bom pensamento de divulgação por trás do projeto.

Essa posição é válida tanto para a venda de produtos eletrônicos ou para aumentar o alcance de um serviço de cuidadora de idosos.

Por isso, é necessário entender do que se trata cada conceito e como cada um possui suas ações específicas para que a conexão entre os dois seja possível e proporcione os melhores resultados.

Foi pensando nisso que preparamos o conteúdo abaixo, com a intenção de explicar e mostrar quais os benefícios existentes no trabalho com ferramentas de marketing e publicidade de forma aliada e quais as diferenças entre as atividades. Fique conosco e saiba mais.

Procedimentos de marketing

Vamos começar com o coração do trabalho: o marketing. Com um time especializado em marketing a sua empresa tem as estratégias essenciais para o trabalho, guiando os caminhos da divulgação e promoção do conteúdo.

O marketing irá ditar como as ações tomarão forma, com foco no planejamento dos locais de atuação, recursos utilizados e investimentos financeiros.

Os serviços de enfermagem domiciliar, por exemplo, usam uma estratégia de marketing para aproximar o público-alvo da empresa até o produto.

Antecipadamente, porém, também dentro da estratégia de marketing, é criada uma persona: uma pessoa com nome, idade, hobbies, localização, trabalho e muito mais, que irá servir como a representação do público-alvo e de todo o lançamento da marca.

Também fica a cargo do time de marketing a realização de análises constantes sobre o andamento das campanhas.

No meio digital, com o engajamento do público nas redes sociais, essa prática tem sido cada vez mais comum e facilitada, a fim de medir o sucesso, falha ou continuidade de uma ação.

O profissional de marketing é um colaborador atento e estratégico, que precisa estar de olho no movimento do mercado, com o intuito de aplicar novidades, tendências e ações mais tradicionais conforme a necessidade da empresa.

Em termos gerais, é possível dividir esse trabalho em 4 campos:

  • Preço;
  • Promoção;
  • Produto;
  • Praça.

Os itens acima descrevem todos os cenários em que o marketing é presença obrigatória para o sucesso de uma empresa, seja uma multinacional de automóveis ou um médico especialista em disfunção erétil.

O preço faz menção ao valor em si, ou seja, o custo do serviço oferecido pela sua empresa. É necessário pensar no quanto você pode oferecer e no quanto a persona pode pagar.

Já a promoção é a estratégia de divulgação. Neste ponto é preciso pensar: como você vai divulgar o produto? Em seguida, temos o produto, já entregando o conceito no nome: o que você vende? Qual solução oferece? Por fim, a praça diz respeito aos locais, e pode ser definido com questões como: onde você vai divulgar o produto? Loja física ou online? Como será a distribuição?

São perguntas desse tipo que o time de marketing deve pensar, estudar e achar as melhores soluções para cada contexto, bem como otimizar as estratégias conforme esses aspectos são identificados.

Procedimentos da publicidade

A publicidade, por sua vez, é um braço do marketing. Quando as ações do marketing são realizadas, ou seja, quando as campanhas são colocadas em prática, é a publicidade que age com a intenção de passar a mensagem e os valores para o grande público.

O time de publicidade é responsável por praticar o que está nas estratégias. É possível contratar uma assessoria de imprensa para enviar releases sobre o lançamento de um produto como um refrigerador para medicamentos, por exemplo.

É também dentro dos buscadores da internet que a publicidade pode ser enxergada.

Os anúncios pagos, por exemplo, são pensados no time de marketing, mas a estrutura, o texto e a imagem de um Google Ads é parte da publicidade de um projeto.

Contudo, não é só no digital que essas ações de divulgação se fazem presentes.

Os famosos comerciais, spots de rádio, TV e outdoors são ações publicitárias de muito peso para propagar a mensagem de uma enfermagem home care de uma pequena cidade, por exemplo.

Apesar disso, sem dúvidas, é no digital, atualmente, que a publicidade prevalece. O alcance é bem maior quando um vídeo institucional é exibido previamente em outro conteúdo do Youtube.

Ou, principalmente, quando alguém visualiza e clica em um post do Facebook, Instagram, Tik Tok ou Twitter, por exemplo.

Devido ao crescente acesso às redes sociais e o movimento online constante dentro dos canais digitais, essas iniciativas têm gerado cada vez mais sucesso para diversas empresas.

Os benefícios de uma estratégia conjunta

A união entre o marketing e a publicidade garante um caminho tranquilo para a continuidade de diversas atividades de uma empresa. Com um setor concentrado nessa divulgação, outras equipes podem trabalhar na produção, no investimento e na entrega dos produtos.

E, claro, o gestor que pensar em uma estratégia com ações bem definidas para aplicação tem muito a ganhar com todo o processo. Abaixo, selecionamos alguns benefícios inclusos nessa união.

Distribuição da mensagem e da solução

O objetivo de qualquer empresa é atingir o público com a mensagem correta. Trabalhar um bom texto persuasivo, com o poder de converter um visitante em um cliente fiel, é o resultado de uma estratégia de marketing eficiente e uma ação publicitária eficiente.

No marketing digital existe todo um estudo para entender e atingir as dores e preocupações de um cliente antes mesmo que ele entenda sobre elas.

É por meio de um estudo da Jornada do Cliente e da produção e entrega de conteúdos relevantes nos locais corretos que isso é possível.

Dessa forma, é possível vender chuveiro de emergência justamente para quem mais precisa e está procurando pelo produto. É por meio da entrega de soluções pensadas para curar as preocupações que a união entre marketing e publicidade tem a sua importância.

Essa tática é válida para diversas empresas, desde aquelas que trabalham com contratos voltados para outras empresas ou aquelas que dialogam somente com o público consumidor comum.

Reforço da credibilidade

Um dos princípios que mais justificam o clique em um anúncio ou o pagamento de uma compra é o quanto a empresa tem a sua autoridade firmada dentro de um mercado.

A credibilidade é um fator bastante relevante e o marketing também faz parte desse posicionamento.

Os meios de estruturar a missão e valores de uma empresa passam pelo time de marketing. Da mesma forma, o slogan, o logotipo, o design da criação de sites em Blumenau, o atendimento, a comunicação e diversos outros fatores implicam na formação da imagem de uma empresa para o público.

Por exemplo, você pode ter um fisioterapia home care preço diferente do praticado pelo mercado, mas se você demonstrar, em todo o seu meio de comunicação, que você tem motivos para oferecer esse preço, destacando a qualidade e diferenciais, o valor não será um problema para o cliente final.

Isso porque a experiência do usuário conta muito para a decisão de compra. Em um momento onde o acesso se dá pela internet, o aproveitamento precisa estar na conta da estratégia.

Ao entrar em seu criação de sites em Blumenau, e-commerce, blog ou redes sociais, a navegação pode influenciar positivamente na decisão de compra.

É nesse sentido que investir em uma estratégia de marketing e publicidade completa, voltada para toda a divulgação e posicionamento da marca em diferentes lugares, tem o efeito de fortalecimento da empresa e o consequente aumento das vendas.

Retorno financeiro

Por fim, o gestor que escolher pensar e focar em uma estratégia de marketing e publicidade antes de colocar as ações em prática terá muito a ganhar no quesito retorno financeiro.

É por isso que pensar o marketing como um investimento em si e não um gasto é crucial. Todo o gasto deve ser contabilizado em uma planilha, pensando todos os setores implicados, o movimento de caixa e o impacto futuro.

O resultado final será a venda dos seus produtos, seja um aparelho de endoscopia ou lanches caseiros. Ou seja, todo o trabalho é pensado para que no futuro haja um retorno de qualidade para o próprio empreendimento.

O estudo de uma estratégia e as ações de publicidade não podem ser vistas com descuido e falta de atenção, mas sim como uma parte importante na construção de uma empresa.

Lembre-se que você está dialogando com o seu público e impactando o crescimento da sua empresa ao pensar em uma boa estratégia para a comunicação e propagação da mensagem.

Marketing e publicidade é a chave para o negócio

Após ler nosso conteúdo especial sobre o tema, você entende como é fundamental compreender os conceitos e diferenças entre marketing e publicidade, bem como a importância de aplicá-los em conjunto para fortalecer a comunicação e a empresa como um todo.

Por isso, não espere mais. Comece a planejar a comunicação da sua marca, criar a sua persona e contratar as ferramentas necessárias para propagar a sua mensagem pelos principais canais e redes.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.