Google Ads: entenda como escolher a melhor estratégia de lance

O marketing digital faz parte da realidade de pequenas empresas e corporações globais, utilizando o Google Ads como um dos caminhos para atrair clientes em potencial, como um ingrediente para uma campanha de sucesso e segmentada.

De qualquer maneira, qualquer empreendedor deve estar consciente de que os concorrentes próximos, e mesmo aqueles que disputam um mesmo mercado consumidor, estão trabalhando para atrair a atenção do público-alvo. É nesse ponto que os lances do Google ADs devem entrar em ação.

Pode-se analisar uma estratégia de lances do Google Ads como o complemento de todos os esforços aplicados ao marketing digital.

Além de levar o anúncio ao cliente que pesquisa por uma câmara frigorífica modular, também destaca uma marca, entre tantas que buscam a atenção dos consumidores, com um preço de anúncio reduzido.

Nessa área de marketing digital, é preciso ter uma estratégia de lances do Google Ads intencional, a fim de garantir que o anúncio tenha destaque e aumente a conversão dos leads, os potenciais clientes, pelo melhor preço.

Lance manual e as vantagens no Google Ads

O lance manual no Google Ads é uma estratégia de CPC (Custo Por Clique), que oferece controle sobre os valores a serem pagos. Contudo, é preciso tempo, conhecimento técnico e realizar todo o processo de lances e da otimização de anúncios.

Existem algumas vantagens em usar o lance manual, especialmente se a equipe responsável pelo planejamento de marketing digital de uma empresa de climatizadores evaporativos tem tempo e conhecimento para otimizar a estratégia.

1. Estratégia básica e eficiente

Essencialmente, as campanhas de lance do Google Ads manuais são mais básicas.

Conforme se aprende como funciona, é possível otimizar usando configurações mais complexas ao longo do tempo, pois a estratégia, quando compreendida, não é tão complicada.

É por isso que, na maioria dos casos, é recomendado como um ponto de partida para empresas de pequeno e médio porte.

2. Controle sobre anúncios do Google Ads

O trabalho com lances manuais permite um controle absoluto sobre os anúncios do Google Ads, além do custo máximo por clique pago no grupo de anúncios, grupo de produtos e, até mesmo, no nível da palavra-chave empregada na estratégia de SEO.

O SEO (Search Engine Optimization), ou otimização do motor de busca, dentro do controle dos anúncios, torna a estratégia de lances mais flexível, pois permite fazer alterações de maneira fácil e rápida.

3.Linha de base de lances estabelecida

O lance manual de CPC é uma maneira segura de estabelecer uma linha de base de lance.

A equipe responsável pelo marketing digital de uma empresa de peças para máquina de lavar pode determinar quanto investe em média por clique, e quais palavras-chave são mais lucrativas.

Depois de mudar para uma estratégia automatizada, essas informações se tornam inestimáveis.

Desvantagens sobre o uso de lances manuais

Entender o que são os lances manuais do Google Ads apresenta muitas vantagens, mas também é preciso destacar os pontos de atenção, utilizando as estratégias automatizadas para aumentar a presença no ambiente digital em forma de anúncios de forma adequada.

A seguir estão algumas desvantagens sobre uma campanha de lances manuais do Google Ads.

1. Requer uma equipe técnica de CPC

A empresa que quer tirar proveito de uma estratégia de lance manual deve aprender as habilidades técnicas certas, ou pelo menos empregar uma equipe de marketing digital que saiba o funcionamento do CPC.

Mesmo um empreendedor que tem conhecimento sobre o funcionamento dos lances, nem sempre tem tempo para garantir resultados satisfatórios se estiver executando diferentes campanhas em grupos de anúncios específicos, ou uma propaganda pontual.

2. Tempo intensivo

O lance manual é extremamente demorado, pois é preciso avaliar os resultados com frequência, além de usar o bom senso para determinar se é necessário alterações na campanha de marketing digital, e aplicar mudanças para garantir o posicionamento do anúncio de uma marca online.

Sendo assim, gasta-se tempo na tentativa de otimizar a campanha, reduzindo a permanência na área administrativa de um negócio, o que é crucial para qualquer empreendedor.

3. Falta de informações de dados

O sistema pode ser complexo para quem não domina totalmente o lance manual no Google Ads.

Com isso, mesmo a plataforma fornecendo acesso a informações diversas e fundamentais para um anúncio funcionar de forma plena, esses dados podem causar confusão ou não serem usados corretamente para o melhor resultado.

Ao analisar o desempenho de uma campanha, a empresa navega sob as métricas que o Google projeta para mostrar aos responsáveis pelo marketing digital.

Aplicação de lances automatizados do Google Ads

Diferentemente do lance manual, em que uma equipe mantém o controle, o lance automático do Google Ads fica responsável por um sistema da própria corporação de tecnologia, geralmente por meio de algoritmos, para identificar as melhores ações.

Esse sistema permite a escolha de uma estratégia, e que esta seja ajustada aos objetivos da empresa de manutenção de ar condicionado. Após a inserção de dados, o Google Ads assume o controle.

A partir de então, o Google busca, automaticamente, objetivos específicos, como a maximização de conversões de leads, ou a presença em maior ou menor escala em determinada localização.

Embora empresas de pequeno porte possam gerenciar anúncios manualmente, os lances automáticos são ideais para empresas com várias campanhas em andamento.

O que são lances inteligentes no Google Ads?

Vale destacar que, embora muitas empresas usem lances inteligentes e automatizados de forma intercambiável, eles não se tratam da mesma estratégia.

Os lances inteligentes usam machine learning, ou aprendizado de máquina, para rastrear e analisar sinais de dados de cada pesquisa e clique.

As informações e dados captados são utilizados para descobrir a melhor maneira de maximizar conversões e, com isso, realizar ajustes de lances de acordo com a necessidade. Ou seja, aprende a identificar e buscar potenciais clientes de uma mini câmara fria para congelamento. No caso dos lances automatizados, eles ajudam os anunciantes a melhorar diferentes métricas, sendo identificadas como CPC otimizado, para mais lances mantendo o controle sob palavras-chave, o CPA (Custo por Aquisição) desejado, com conversões dentro do custo e o ROAS.

O ROAS (Return On Ad Spend), ou retorno sobre gasto de anúncio, independe do valor sobre uma única conversão.

Inclusive, cabe ressaltar neste ponto que a partir de abril de 2021 o Google alterou a forma como essas estratégias de lances são apresentadas, sendo que o CPC otimizado e a parcela de impressões continua da mesma forma.

Na prática, a alteração está na maximização de conversões com CPA desejado e ROAS desejado, tendo como opções de maior refinamento.

Embora alguns anunciantes ainda possam ter acesso ao CPA e ao ROAS desejado, eles são migrados automaticamente para as novas estratégias.

Lances automatizados eliminam trabalho manual?

A resposta para essa pergunta é um sonoro não, nem mesmo de perto.

De fato, uma estratégia de lances manuais exige muito trabalho de um empreendedor que trabalha com máquina de fazer gelo em cubo industrial preço, ou da equipe responsável pelo marketing digital em qualquer segmento. Desse modo, a automação surge para otimizar essas atividades. No entanto, isso não significa que se pode deixar o sistema fazer tarefas sem nenhuma supervisão ou ajuste.

Em vez disso, é preciso usar o tempo ganho para melhorar a campanha de outras maneiras, como:

  • Otimização da estratégia do dispositivo;
  • Pesquisa de palavras-chave negativas;
  • Pesquisa de sazonalidade;
  • Pesquisa e expansão de palavras-chave;
  • Teste de anúncios.

Também vale verificar regularmente os dados, levando em consideração que o Google Ads pode ser inteligente, mas ainda se faz necessário verificar se há problemas, além de verificar potenciais melhorias para a qualidade do anúncio.

Prós e contras dos lances automatizados no Google Ads

Os lances automatizados são relativamente populares entre os anunciantes, e por um bom motivo.

Existem alguns benefícios que a tornam uma estratégia tão utilizada, sendo que as principais estão descritas abaixo.

1. Economia de tempo

O primeiro dos benefícios dos lances automáticos que merece destaque é que não precisa perder tempo ajustando lances e configurações manualmente.

O sistema avalia o desempenho do anúncio e os insights de dados, fazendo ajustes automaticamente. Assim, nenhuma entrada manual é necessária.

2. Acesso a mais pontos de dados

A plataforma do Google Ads não dá acesso a todos os pontos de dados quando se executa uma campanha manual. No entanto, uma estratégia automatizada pode aproveitar todos os dados e variáveis disponíveis na tentativa de obter cliques de alto valor.

Contras dos lances automatizados

Apenas para destacar que há, ao menos, uma desvantagem em se recorrer aos lances automatizados, trata-se de que eles são estritamente baseados em regras.

A inteligência artificial não pode interpretar determinadas situações, seguindo regras específicas, em vez de responder ou tomar decisões com base em um quadro mais amplo.

Caso o sistema tome decisões tendo como base dados insuficientes ou irrelevantes, isso pode resultar em uma campanha com desperdícios de tempo e orçamento.

Conclusão

Escolher a melhor estratégia de lance no Google Ads, seja manual ou automático, dependerá da experiência, conhecimento e de quanto tempo a equipe de marketing digital tem à disposição.

Isso porque é preciso estar atento aos detalhes, e ajustar os lances todos os dias para destacar um produtos ou serviços para os leads certos.

A aplicação de lances manuais no Google Ads é um processo demorado, que requer tempo e conhecimento técnico.

No entanto, se a equipe responsável possui dados de linha de base e sabe qual o melhor caminho a seguir para uma campanha de marketing digital, a estratégia automatizada pode ser a melhor solução.

Por fim, a decisão final permite que se tenha o controle sobre as campanhas, seja de forma automática ou manual, mas vai permitir se destacar no Google Ads com anúncios online de sucesso.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.