O marketing de incentivo é uma excelente ferramenta para estimular os colaboradores, funcionários e parceiros e mante-los engajados com o desempenho da empresa.

Entenda a importância do Marketing de Incentivo

O marketing de incentivo é uma excelente ferramenta para manter os colaboradores e funcionários engajados com o desempenho da empresa. Por meio de algumas ações, traz excelentes benefícios de uma equipe mais motivada.

Quando se fala em estratégias de marketing, a primeira coisa que vem à mente são as ações voltadas para o público externo, com foco na atração de consumidores e para posicionar a marca no mercado.

Só que também existem estratégias de marketing que servem para estimular os colaboradores, como no caso do marketing de incentivo.

Tendo em vista que o mercado está cada vez mais competitivo, é indispensável contar com uma equipe motivada para não prejudicar o desempenho da corporação. As organizações devem colocar em prática as melhores estratégias para fortalecer a cultura.

São práticas que também melhoram o desempenho dos colaboradores, tornando os profissionais mais engajados e motivados com os objetivos e metas da companhia. É assim que ela vai conseguir alcançar resultados satisfatórios.

Mas antes de pensar em qualquer ação, é fundamental compreender o conceito de marketing de incentivo, como colocar em prática e a importância de investir nessa estratégia voltada para os colaboradores.

Conceituando Marketing de Incentivo

Reter e engajar são termos muito usados ultimamente porque o marketing digital tem como foco fazer exatamente isso com os consumidores. Só que uma empresa é formada por seus stakeholders, ou seja:

  • Colaboradores;
  • Clientes;
  • Investidores;
  • Parceiros;
  • Fornecedores.

Assim como a marca estimula e influencia as decisões de compra dos clientes, também precisa de ações e estratégias voltadas para outros indivíduos envolvidos com ela, principalmente para os funcionários.

Ao investir nessas ações, uma empresa de limpeza profissional de vidros consegue reter e engajar seus colaboradores.

Quando se trata de vendas, além de salários e bonificações, é necessário oferecer outras coisas para aqueles que se responsabilizam diretamente pelo desempenho da corporação.

O marketing é um conjunto de ações que têm o objetivo de incentivar os funcionários a melhorarem seus rendimentos no trabalho. Assim como é importante fidelizar clientes, também se deve motivar os profissionais.

Trata-se de um trabalho constante que passa pela premiação e reconhecimento daqueles que atingem as metas ou até mesmo conseguem superá-las, trazendo resultados positivos para a marca.

A própria empresa vai estimular os funcionários e colaboradores a se engajarem com as causas e metas do negócio, estipulando objetivos, prazos e prêmios, de modo que tudo fique claro para que os colaboradores possam compreender.

Resumindo, o marketing de incentivo é um conjunto de ações que servem para reconhecer e valorizar os funcionários que se destacam em determinado período.

Ele consegue mostrar que a empresa está prestando atenção ao trabalho realizado pelos profissionais e, quando percebe que foi bem feito, oferece recompensas que são muito mais gratificantes e valiosas do que um bom salário.

Marketing de Incentivo: como fazer?

Investir em marketing de incentivo é benéfico tanto para uma oficina de funilaria e pintura de carros quanto para seus colaboradores. É justamente por isso que ele se tornou um mecanismo importante dentro das empresas.

Mas para extrair todo o potencial que essa prática oferece, é necessário saber implementá-la. Para isso, a companhia deve trabalhar em cima do seguinte passo a passo:

Descobrir uma motivação

A primeira coisa que a empresa precisa fazer é descobrir por qual motivo vai realizar as ações de marketing de incentivo.

Ela pode fazer isso se a fidelização estiver baixa ou se a taxa de rotatividade estiver muito alta. Só que para estruturar uma campanha nesse sentido, primeiro é preciso saber o problema que a organização quer solucionar para ser sua motivação.

Determinar o objetivo da ação de incentivo

É necessário estabelecer qual é o objetivo da campanha e ela estará relacionada com a motivação inicial.

Ao fazer essa relação, fica mais fácil estabelecer um propósito, que pode ser aumentar as vendas, atrair profissionais qualificados para as vagas disponíveis ou simplesmente fidelizar consumidores.

Definir outros pormenores

Uma empresa de serviços precisa determinar metas, regulamento, métricas de avaliação e prazos para que o público dessa campanha conheça como tudo funciona e o que deve fazer para receber o prêmio.

São questões fundamentais para ter a atenção de todos os funcionários e garantir um bom desempenho por parte deles.

Valorizar a campanha de incentivo

É importante divulgar ao máximo a campanha para que todas as pessoas sejam impactadas. Algumas companhias organizam um evento para divulgar a ação, pois isso mostra claramente quais são os objetivos que possuem.

Também é uma forma de fortalecer o vínculo com os colaboradores e alcançar bons resultados, afinal, divulgar a campanha de incentivo é o primeiro passo para motivar os profissionais.

Oferecer feedbacks frequentes e completos

Uma gráfica especializada em plotagem de engenharia deve oferecer feedbacks completos durante o lançamento da campanha para motivar os participantes durante o processo.

De nada adianta divulgar a ação se a organização não oferece os recursos necessários para que os profissionais possam alcançar as metas, mesmo porque, o foco é garantir que eles se sintam engajados.

Por meio de feedbacks, fica muito mais fácil manter os colaboradores motivados e em busca dos objetivos. Também cabe à corporação oferecer os recursos necessários para que os profissionais compreendam o que precisa ser aprimorado.

Eles devem entender qual é o melhor caminho e ajudar os colaboradores para que estejam sempre engajados e motivados.

Oferecer premiações diversificadas

O marketing de incentivo também exige criatividade por parte da empresa, de modo que ela possa diversificar as premiações e os tipos de metas estabelecidas.

Buscar alternativas para valorizar os colaboradores aumenta as chances de engajamento durante a campanha.

Analisar os resultados

Assim como faz com outras estratégias de marketing, uma transportadora de carga pesada precisa fazer uma análise bem detalhada dos dados obtidos.

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É dessa forma que vai colher feedbacks e insights para criar campanhas futuras que serão ainda mais eficientes. Ao fazer essa avaliação, fica fácil identificar o que funcionou e o que não deixou os colaboradores tão engajados.

Importância do Marketing de Incentivo

Muitas empresas acreditam que não é necessário criar ações de campanhas de marketing de incentivo, mas de acordo com estudo realizado pela Associação de Marketing Promocional, 56% das empresas adotam essas práticas internamente.

A mesma pesquisa também mostrou que 96% das organizações consideram as premiações fundamentais para melhorar o desempenho dos profissionais.

Trabalhar com marketing de incentivo é uma ação fundamental para o sucesso da companhia, pois aumenta o engajamento dos colaboradores e ajuda a conquistar resultados positivos.

Uma empresa de terceirização de serviços administrativos terá mais facilidade para atrair e reter talentos porque deixa de trabalhar apenas com salários e bonificações.

Ela melhora o clima organizacional e incentiva os profissionais por meio de ações que fazem com que se sintam confortáveis dentro da e queiram permanecer mais tempo com ela.

Um benefício que mostra a importância dessa prática é que ela é capaz de melhorar o clima organizacional. Considerando que o ambiente de trabalho é um fator indispensável para o sucesso da organização, é imprescindível melhorá-lo.

Por meio de ações de reconhecimento e valorização, a tendência é desenvolver um clima organizacional positivo, com colaboradores engajados na cultura da empresa e buscando os mesmos propósitos e objetivos.

As empresas de gruas também vão perceber um aumento considerável na produtividade dos profissionais, e isso acontece porque quanto mais incentivos são aplicados na estratégia, melhor será o desempenho e a produtividade.

Existe um reconhecimento e uma valorização sobretudo aquilo que é feito pelos profissionais, com isso, é natural que se esforcem cada vez mais para demonstrar seu valor e buscar bons resultados.

Quando os colaboradores entregam seu melhor e trabalham em busca dos objetivos da corporação, é natural que a satisfação do consumidor também melhore.

O público externo, ou seja, os clientes, não é o foco do marketing de incentivo e essas pessoas nem mesmo sabem que essas ações estão sendo realizadas dentro da empresa, no entanto, também aproveitam seus benefícios.

Se uma pessoa precisa comprar, por exemplo, cobertura retrátil para área externa, vai lidar com um vendedor muito mais empenhado em atender suas necessidades e resolver seus problemas.

Isso aumenta consideravelmente os níveis de satisfação e o trabalho emprestado pelo colaborador passa a ser muito mais valorizado pelos consumidores.

Considerações finais

Os funcionários de uma empresa atuam na linha de frente das soluções oferecidas por ela e eles precisam ser motivados e incentivados a realizarem seu trabalho da melhor forma possível.

Isso é algo que precisa ser feito de maneira contínua para que os resultados sejam realmente satisfatórios e que os profissionais sintam que são valorizados pela companhia.

O marketing de incentivo traz, por meio de ações voltadas para o maior recurso de uma empresa (seus colaboradores), todas as soluções necessárias para fortalecer a relação entre funcionário e organização.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.