Data Driven Marketing: saiba o que é e como implementar essa estratégia

O data driven marketing é uma abordagem que ajuda a reconhecer pontos positivos e pontos que precisam ser melhorados no planejamento estratégico. Com isso, a organização consegue analisar o que funciona ou não em suas estratégias.

Tudo o que não é medido não pode ser gerenciado, tendo em vista que não é possível definir os próximos passos da empresa se ela não fizer uma análise cuidadosa dos passos anteriores.

Decisões baseadas em dados trazem resultados melhores para os negócios, considerando o mapeamento de erros e o desenvolvimento de soluções, bem como novas tentativas.

A tradução literal de data driven é “direcionado por dados” e isso mostra que as decisões são baseadas em números e dados e não apenas em achismos. Com ele, as ações de marketing passam a ser direcionadas para o lado certo.

Saber usar os dados para reverter aquilo que não está bom e potencializar o que traz resultados é a melhor forma de alcançar o propósito do negócio e este é o objetivo do data driven marketing.

Para entender melhor o assunto, este artigo vai explicar o conceito da estratégia, as ferramentas que são usadas para colocá-la em prática, os benefícios que ela oferece para os negócios e como implementá-la.

Data Driven Marketing: o que é?

Data driven marketing é uma abordagem que utiliza métricas e informações para guiar as tomadas de decisão, o que inclui estratégias de campanhas pagas e ações criativas.

Para que a estratégia de marketing seja realmente eficiente, é fundamental conhecer o perfil do público alvo, investir em campanhas, desenvolver uma mensagem precisa e analisar as tendências de mercado.

Uma desenvolvedora de sistema de monitoramento de veículos também precisa medir os resultados das ações e os impactos que elas geram na jornada do cliente.

São etapas que podem ser trabalhadas por meio da análise de dados oferecidos pelo data driven marketing.

Ao guiar as ações e decisões com base em dados, fica muito mais fácil melhorar a experiência do consumidor, acelerar resultados, direcionar campanhas e otimizar conteúdos.

Tanto é que de acordo com uma pesquisa realizada pela Invesp, as marcas que usam estratégias de personalização por meio do data driven marketing conseguem obter retornos sobre os investimentos entre 5 e 8 vezes maior do que foi gasto.

Embora a estratégia seja muito eficiente, também exige cuidados, principalmente por conta da Lei Geral de Proteção de Dados, ainda mais quando a empresa vai captar dados por meio de formulários ou cookies.

É justamente por isso que o planejamento estratégico deve considerar as imposições da LGPD, assim, a companhia evita problemas jurídicos.

Que ferramentas utilizar no Data Driven Marketing?

Para trabalhar com data driven marketing, uma empresa de limpeza predial externa precisa investir em alguns recursos, como:

  • Indicadores inteligentes;
  • Matemática;
  • Estatísticas;
  • Big data;
  • Velocidade e processamento.

Também é muito importante garantir boa usabilidade e design para exibir os resultados, agora, no que diz respeito às ferramentas, entre as mais comuns estão o Google Analytics e SEMRush.

Mas a companhia também pode investir em ferramentas de Business Intelligence e ferramentas de inteligência artificial. Outras boas opções são o Google Search Console, plataformas de e-commerce, CRM e Google Ads.

Se quiser, a organização também pode investir em ferramentas de automação, e-mail e rastreamento de leads. Também vale a pena contar com o Facebook Ads e Google Data Studio.

Todas essas plataformas são essenciais para o marketing digital porque oferecem tecnologias e recursos importantes para o data driven.

Data Driven Marketing e as suas vantagens

Investir em data driven marketing traz muitos benefícios para os negócios, e entre os que mais se destacam estão:

Comunicação personalizada

Trabalhar com marketing orientado por dados é uma forma de criar mensagens adequadas para a audiência e no momento mais oportuno.

Se as clínicas de reabilitação compreendem o perfil dos consumidores, conseguem criar campanhas customizadas que ajudam a alcançar o público de maneira relevante, ao invés de simplesmente trabalhar com abordagens genéricas.

Melhora as ações de marketing

Ter entendimento sobre o público torna as ações mais adequadas ao mercado de atuação da empresa. O data driven é um excelente recurso porque minimiza as falhas e a rejeição por parte dos consumidores porque oferece subsídios para que a marca leve até o cliente exatamente aquilo que ele deseja.

Mais do que isso, ela consegue oferecer seus produtos e serviços da maneira como essas pessoas querem, quando elas querem e onde é mais conveniente.

Vendas certeiras

Por meio de informações valiosas trazidas pelo data driven marketing, fica mais fácil saber quais são os melhores locais para vender, quais são os segmentos do público e como eles seriam beneficiados com campanhas especiais.

Uma empresa especializada em fechamento de sacada pequena consegue trabalhar com ações especiais e segmentadas porque tem conhecimento profundo sobre as preferências de seus clientes e os produtos que eles mais gostam.

Melhora a experiência do cliente

As campanhas orientadas por dados permitem observar o cliente de perto, como no caso das pesquisas de satisfação do consumidor que ajudam a compreender o que é necessário aperfeiçoar para proporcionar o melhor e atender demandas.

Ao invés de desperdiçar tempo e esforço em experiências, a companhia vai melhorar vários aspectos específicos que são fundamentais para o público.

Campanhas mais eficientes

Por meio do uso de algoritmos e machine learning, os profissionais de marketing conseguem aperfeiçoar o planejamento, compra e uso de mídia, sem ter que adivinhar em qual canal o público quer receber conteúdo da empresa.

Isso faz com que as campanhas sejam mais eficientes porque são focadas naquilo que o consumidor espera, e a corporação ainda consegue identificar qual conteúdo vai ajudar a mover os consumidores dentro da jornada de compra.

Com isso, uma empresa que presta serviço de reboque para carros vai otimizar as campanhas considerando os dados, podendo chegar a taxas de conversões maiores e melhores, ao mesmo tempo em que aumenta o retorno sobre os investimentos.

Como fazer Data Driven Marketing

Para fazer uma estratégia data driven, primeiro a empresa precisa saber quais são seus objetivos com uma estratégia baseada em dados, visto que isso ajuda a determinar o tipo de dado necessário.

Para criar perfis individualizados, é necessário ter informações sobre o consumidor, ao passo que a meta também é compreender melhor a jornada do cliente, entretanto, é necessário priorizar os dados de atribuição.

Depois que a organização estabelecer suas metas, pode contratar um cientista de dados para descobrir as informações que faltam.

Mas junto com suas metas, uma empresa de controlador de acesso digital também precisa criar indicadores-chave de desempenho (KPI) que vão ajudar a medir o quão eficaz as ações são para atingir os objetivos.

No início, pode ser muito difícil integrar o data driven totalmente nas práticas de marketing que já existem. A boa notícia é que todo esse processo pode ser muito mais fácil por meio de ferramentas de automação.

O gestor precisa estar ciente de que não é possível limitar o data driven marketing apenas para o departamento de marketing, muito pelo contrário.

Para que essa estratégia realmente funcione bem, o setor precisa trabalhar com todo o restante da organização e compartilhar as informações com outras equipes e departamentos.

Tanto para uma empresa que presta serviço de içamento quanto para qualquer outra, essa estratégia não é completamente nova.

Vem sendo usada por várias organizações ao longo do tempo e o desenvolvimento de novas tecnologias aprimoraram ainda mais seu uso.

A companhia precisa observar o que outras marcas estão fazendo, o que funciona e o que não funciona, além de acompanhar as tendências que aparecem.

Outra coisa muito importante é manter os indicadores-chave de desempenho sempre atualizados, de acordo com as mudanças nas metas de marketing.

Quando isso acontece, é fundamental se certificar de que o data driven está realmente conseguindo alcançar suas metas, pois caso não esteja, é o momento de ajustar a estratégia.

Por fim, as clínicas veterinárias precisam usar boas práticas, fazendo perguntas sobre os dados para avaliá-los, como sua completude, precisão, oportunidade, relevância e formato.

Ter acesso a todas as informações permite que o negócio conheça melhor seu público, algo que forma uma base para todas as estratégias de data driven marketing.

As informações também devem ser gerenciadas corretamente para que possam ser aproveitadas ao máximo, assim como a companhia deve seguir todas as leis sobre o assunto, como no caso da LGPD.

Considerações finais

Data driven marketing é o futuro das estratégias de marketing e está mudando muito a maneira como as marcas comercializam digitalmente.

O negócio precisa se certificar de que está aproveitando essa estratégia ao máximo, uma vez que ela traz inovação e resultados surpreendentes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.