O ambiente comercial passou por uma série de modificações importantes dentro de uma lógica digital. Por essa razão, é importante entender a respeito de certas possibilidades. Nesse caso, o Customer Centric é um fator essencial.

Customer Centric: saiba como aplicar essa estratégia

Para entender a respeito dessa centralidade do cliente, é preciso se voltar para um histórico bastante importante do marketing e seus desdobramentos que chegaram até os dias de hoje dentro desses moldes e padrões.

É importante entender que o mundo comercial não é uma coisa tão nova dentro da história da humanidade e que há manifestações dessas possibilidades dentro das mais diversas culturas e períodos diferentes.

Por essa razão, o cliente sempre existiu como um fator decisivo dentro dessas possibilidades, mas, nem sempre, tiveram uma orientação tão importante dentro dessa dinâmica.

Nesse caso, o marketing foi um responsável importante por inseri-los dentro de uma dinâmica mais homogênea para que o mercado pudesse tratar os mais diferentes segmentos em termos parecidos.

Logicamente, esses são aspectos que seriam bastante difíceis de estabelecer, uma vez que o mercado apresenta uma série de perspectivas diferentes sobre as mais diversas possibilidades de vendas.

No entanto, voltar-se para o histórico do marketing pode fornecer algumas pistas a respeito do porquê o mercado passou a ter uma estrutura estabelecida dentro desses moldes de atuação.

Afinal de contas, se hoje uma empresa de materiais gráficos para eventos consegue se comunicar de forma qualificada com o seu público, isso tem a ver com alguns aspectos dentro dessas instâncias.

O marketing, portanto, surge como uma ferramenta que visava criar uma nova possibilidade de consumo devido o crescimento exponencial das dinâmicas de produção que estavam sendo reformuladas pelas indústrias.

Nesse caso, era preciso que o público passasse de uma lógica de compra de produtos manufaturados para um desejo cada vez maior pelo excedente produtivo das dinâmicas industriais.

Esse foi o ato inaugural do mercado moderno, que deu sustentação para as dinâmicas empresariais que se manifestam até os dias de hoje sob uma perspectiva cada vez mais complexa de ferramentas.

Já entre a década de 1950 e 1960, o pensador dessa ferramenta, Philip Kotler, deu algumas pistas a respeito do desenvolvimento e das implementações possíveis do marketing como um todo.

A conceituação do marketing 1.0 trouxe alguns insumos importantes para entender que o cliente era um elemento passivo, uma vez que essa era a natureza das possibilidades midiáticas consolidadas na época.

Sendo assim, para vender uma camiseta estampada personalizada, era preciso que houvesse um anúncio que tivesse o intuito de criar algum tipo de atração ou ímpeto de compra no cliente.

Esse foi um ponto crucial que teve influência dentro do marketing de forma hegemônica por pelo menos trinta anos e, até hoje, consegue sustentar algumas perspectivas de comunicação que são importantes.

No entanto, na década de 1990, com o consumo cada vez mais orientado por ferramentas de interação e sob uma perspectiva de inovação digital, a opinião do cliente passou a ser fundamental dentro dessa lógica.

A partir de pesquisas sobre o seu comportamento e seu hábitos de consumo, as companhias passaram a ter uma comunicação mais assertiva dentro dessas possibilidades e, assim, criou-se um novo caminho empresarial.

Sendo assim, se a ideia é utilizar algumas possibilidades a respeito dessa instância, uma empresa que vende sistema de alarme com arduino poderia obter algum benefício ao realizar suas estratégias de venda.

Esses são alguns dos imperativos de mercado que esse tipo de perspectiva conseguiu sustentar até a entrada dos anos 2000 e o marketing passar por uma mudança que colocaria todos esses aspectos em segundo plano.

Afinal de contas, o advento do mundo digital moldou o mercado dentro das mais diversas orientações possíveis e, assim, consolidou uma nova cultura importante que precisa ser considerada.

Se uma companhia especializada em lavagem cortina rolo quiser se sustentar dentro das dinâmicas contemporâneas, é necessário que ela passe a considerar certos aspectos fundamentais dentro dessa lógica.

Ambiente digital e a importância do cliente

É claro que o debate a respeito da importância do cliente já estava sendo consolidado dentro do mercado de forma bastante ampla, mas foi na virada do século que ele passou a ganhar novos desdobramentos.

A partir da dinâmica 2.0, o comprador passou a exercer um papel fundamental dentro dessa dinâmica que, via de regra, só foi se desenvolvendo nos anos seguintes até culminar no que se conhece hoje.

É essencial ressaltar que o período atual tem o marketing 5.0 como elemento de fundamentação, mas a dinâmica de consumo já se estabeleceu de forma bastante ampla antes disso.

Com o advento dos mecanismos de busca, por exemplo, a facilidade a respeito do encontro dos clientes com empresas que pudessem resolver os seus problemas de forma objetiva passou a consolidar uma nova cultura de consumo.

Nesse sentido, mais do que atingir o cliente de forma passiva, era preciso que uma oficina mecânica especializada em freios aparecesse no momento certo dessa pesquisa e, assim, pudesse consolidar certos aspectos.

O cliente, dessa forma, diante das facilidades do mundo digital passou a assumir um protagonismo cada vez maior dentro dessa dinâmica e, por isso mesmo, é preciso considerar algumas das novas estratégias que surgiram nesse contexto.

Cada ponto pode colocar uma empresa de engenharia civil diante de seu mercado de forma cada vez mais qualificada.

O que é Customer Centric?

Com o passar dos anos, algumas possibilidades têm colocado o cliente no centro do debate dos mais diversos elementos estratégicos e, por isso mesmo, é fundamental considerar cada ponto dentro dessas instâncias.

Quando se fala em sua jornada ou experiência, significa que a empresa está levando em consideração as suas possibilidades dentro daquele contexto.

Se uma loja conserto celular Samsung tiver um site que é pensado para a experiência do usuário, o cliente está sendo considerado.

Diante de tudo isso, um novo conceito foi estabelecido para classificar as empresas que obtivessem um epicentro estratégico dentro do cliente.

O Customer Centric tem a ver, justamente, com essa lógica estratégica de ter o cliente no centro de tudo.

Customer Centric

Como o Customer Centric pode ajudar?

Baseando-se em todos os pontos a respeito da evolução do marketing e como isso tem a ver com a dinâmica do cliente, há algumas possibilidades que podem se consolidar a respeito do Customer Centric.

Essa é uma estratégia que trata de forma séria alguns aspectos que, por vezes, foram negligenciados dentro da história do mundo empresarial.

Assim, uma corporação de limpeza de piso industrial pode estabelecer algumas dihttps://pisos.cleanpiso.com.br/limpeza-de-pisosnâmicas importantes dentro dessas perspectivas que precisam ser consideradas. São elas:

  • Redução de churn;
  • Posicionamento da marca;
  • Maior fidelização;
  • Bom relacionamento;
  • Aumento de vendas.

Todos esses pontos são essenciais, uma vez que as empresas estão buscando, justamente, uma perspectiva de crescimento quando se fala a respeito de cliente no centro da estratégia.

O churn, nesse caso, é um elemento que diz respeito ao abandono de um cliente recorrente dentro de uma plataforma. Evitar esse ponto tem uma relação muito profunda com outros elementos que figuram na lista supracitada.

Dicas para consolidar o Customer Centric

Com base na alta complexidade que há dentro dessa dinâmica, é crucial que algumas dicas sejam levadas em consideração para sustentar essa dinâmica.

Ouvir o cliente

Esse é um ponto que é amplamente difundido, mas que, nem sempre, consegue sustentar uma dinâmica bem elaborada a respeito desses elementos.

Ouvir o consumidor é o que pode fazer com que ele seja considerado dentro de uma dinâmica de centralidade.

É ele que pode nortear alguns aspectos de melhoria de experiência e, também, de sugestões de produtos.

Esses são elementos centrais que, via de regra, precisam ser estabelecidos dentro de uma dinâmica cada vez mais aprofundada.

Definir objetivos

Com uma compreensão assertiva a respeito do cliente, é possível orientar algumas dinâmicas importantes a respeito dos objetivos.

Isso porque eles são essenciais para que haja uma realização de objetivos importantes com base no cliente.

Não há como sustentar nenhum tipo de estratégia sem que a empresa tenha em mente o que ela pretende realizar.

Definir métricas

As métricas são fundamentais, sobretudo quando se fala de cliente, uma vez que ela tem uma capacidade bastante grande de dizer se uma estratégia está funcionando ou não.

Nesse sentido, algumas possibilidades podem ser consideradas e, por isso mesmo, é preciso se voltar ao ponto de uma técnica chamada customer experience.

Considerações finais

A consolidação do marketing como uma ferramenta empresarial deixou claro a importância do cliente para as empresas.

No entanto, alguns elementos importantes sobre ele passaram a ser importantes somente no último período.

Entender, hoje em dia, sobre os objetivos e as potencialidades de uma lógica Customer Centric pode ser essencial.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.