Como introduzir as redes sociais em seu negócio

O marketing digital se tornou uma estratégia necessária para toda e qualquer empresa, o que fez se destacar a necessidade em introduzir as redes sociais nos diferentes modelos de negócios existentes.

O uso de diferentes plataformas digitais que, antes, tinham o objetivo de reunir amigos e familiares, transformou o marketing digital, permitindo a divulgação e promoção de produtos e serviços dos mais variados segmentos.

A publicidade online em que se pode introduzir as redes sociais faz parte, dentre tantas técnicas, do marketing digital, que permite comercializar bens de consumo em plataformas como:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Twitter;
  • Youtube.

Grandes corporações e pequenos empreendimentos comerciais incluem o marketing de rede social no planejamento publicitário.

Existem diversos impactos, positivos e negativos, das redes sociais no ambiente corporativo e empresarial, nos mais diferentes setores produtivos.

Introduzir as redes sociais impacta negócios

O número impressionante de 4,5 bilhões de pessoas está usando a internet em todo o mundo, as organizações empresariais utilizam o marketing digital como ferramenta de publicidade em potencial, ajudando a alcançar o público-alvo de maneira eficaz.

De recomendações de um centro de usinagem terceirizado a professores de reforço para alunos, as pessoas utilizam a internet para encontrar as mais diversas soluções para os problemas existentes.

Nesse processo abrangente, as redes sociais impactam no mundo dos negócios de diferentes maneiras.

1. Lealdade à marca

Toda empresa se esforça para chegar a um estado em que os clientes escolham a marca em detrimento dos concorrentes por confiança.

A fidelidade à marca é um ponto em que os clientes confiam plenamente, comprando um produto ou contratando um serviço de aluguel de empilhadeira sem qualquer esforço de persuasão - visto que um trabalho de credibilidade já foi feito e é nutrido.

A fidelidade à marca ocorre quando uma empresa estabelece um relacionamento honesto e, de alguma maneira, passa confiança aos consumidores.

Deste modo, nas plataformas voltadas para interação social, as empresas podem interagir com os clientes, permitindo a formação de um vínculo duradouro, o que torna o marketing digital nas redes sociais uma parte importante de um planejamento abrangente.

A comunicação é clara e precisa, eliminando qualquer intermediário entre uma marca e o cliente.

2. Facilidade de comunicação

As promoções tradicionais, ou eventos esporádicos, eram o máximo de interação que existiam entre empresas e clientes, muitas vezes para o lançamento de novos produtos.

No entanto, com o surgimento e crescimento das redes sociais, a interação se tornou mais fácil, rápida e frequente, facilitando a venda de produtos apicola.

Os consumidores podem alcançar uma marca por meio das plataformas de rede social, permitindo compartilhar reclamações e fornecer feedback em tempo real sobre um produto ou serviço, sem qualquer interferência.

3. Mais poder do cliente

Com um celular smartphone em mãos, introduzir as redes sociais no planejamento de marketing permite dar aos clientes mais poder sobre as interações com as marcas.

Tamanha a abrangência que a internet tem na sociedade, as empresas oferecem aos clientes a capacidade de compartilhar opiniões no modo público, seja sobre um produto ou serviço, sem qualquer medo de julgamento.

Dessa forma, tira total poder de influência das marcas, capacitando os clientes a falarem sobre suas experiências e potenciais dos serviços de Criação de sites, por exemplo.

Isso é muito positivo do ponto de vista mercadológico, visto que além de valorizar a opinião do cliente, demonstra para outros potenciais consumidores a qualidade dos produtos/serviços prestados.

Por isso, ao promover produtos e serviços online, as empresas precisam ser o mais conscientes possível e considerar essas interações.

4. Atração de um público abrangente

Grande parte dos usuários da internet possui uma rede social. O marketing dentro dessas plataformas permite atrair consumidores de diferentes partes do mundo, ajudando a empresa a expandir os negócios.

Tudo isso com menor custo de configuração, provando ser uma técnica de marketing digital com investimento baixo e eficiente, principalmente em relação à publicidade tradicional que poderia ser aplicada para divulgar produtos para o setor industrial.

Além disso, as redes sociais transcendem as fronteiras entre países, conectando qualquer marca a clientes em lados opostos no mundo.

5. Redes sociais e marketing boca a boca

A eficiência da internet, atrelada à tecnologia disponível ao alcance das pessoas, permite que uma plataforma de rede social ajude a espalhar a palavra sobre uma empresa de forma rápida e eficaz.

Pelas facilidades apresentadas, os consumidores fazem pesquisas e leem avaliações online sobre balança comercial e outros bens de consumo antes mesmo de comprar.

Dessa maneira, quando utilizadas de maneira correta, as empresas podem alavancar o boca a boca online e aumentar as vendas ao formar um vínculo único com os leads, ou seja, os clientes em potencial.

6. Redução de custos com marketing

Mesmo que o PPC (Pay Per Click) e formatos de anúncios online tenham necessidade de investimento financeiro, as redes sociais aplicam o conceito de marketing digital direcionado.

Sendo assim, cria-se o máximo de reconhecimento da marca entre o público-alvo, mas com um custo muito menor quando comparado à publicidade tradicional, como outdoors, propaganda em rádio e TV, e anúncios em jornais e revistas.

Associado à menor necessidade de investimento em publicidade tradicional, também há uma redução de custos operacionais, aumentando a margem de lucro dos negócios.

7. Informações valiosas sobre negócios e clientes

Por toda a capacidade que as plataformas sociais oferecem, elas ainda geram uma quantidade de dados sobre o setor em que uma empresa atua, assim como sobre clientes, em tempo real.

Todos os dias, horas e minutos, há postagens em diferentes plataformas sociais, com fotos, vídeos, textos e tudo o mais.

Executivos e gestores empresariais estão presentes em redes sociais dedicadas ao setor corporativo e empresarial na forma do LinkedIn.

Assim, com um big data totalmente disponível, todas as informações podem ser trabalhadas, podendo ser sobre tendências do setor de guilhotina industrial, insights de clientes ou preferências de consumidores de determinada localidade.

As empresas devem coletar, armazenar e trabalhar todos os dados valiosos por meio de engajamento diário e ativo nas redes sociais e da escuta social. Assim, pode-se utilizar as informações para tornar as decisões de negócios mais focadas nas percepções de mercado.

Vale lembrar que as plataformas sociais disponibilizam relatórios em tempo real, quando as empresas controlam um perfil comercial, o que permite que as estratégias de marketing possam ser desenvolvidas a partir dos dados coletados.

8. Promoção da marca junto ao clientes

Os usuários estão passando muito tempo online, pesquisando diferentes produtos e serviços nos motores de busca, como Bing e Google.

As redes sociais podem abordar o SEO (Search Engine Optimization), ou seja, a otimização do motor de busca, ajudando marcas a alcançarem classificações melhores nas páginas de resultados, e também os clientes, que encontram as empresas online.

Por isso é importante introduzir as redes sociais dentro do planejamento estratégico do marketing digital, e assim inserir a marca de maneira correta em todas as plataformas disponíveis.

Construir uma marca nas redes sociais permite o acesso a milhões de usuários, com um custo mínimo e menor tempo, com o dobro de reconhecimento mercadológico e melhora do posicionamento junto ao público-alvo.

Assim, a tendência é que as taxas de conversão de leads para consumidores pagantes cresçam massivamente.

9. Destaque frente a concorrência

Toda facilidade que as redes sociais oferecem permitem que qualquer empresa esteja com uma presença online maciça, ou seja, até mesmo os concorrentes.

Sendo assim, empreendedores devem ficar atentos às estratégias de marketing que envolvem introduzir as redes sociais nos negócios, e como os concorrentes se comportam em relação ao público-alvo que precisa, por exemplo, de ensaio de dureza em uma linha de produção.

Após esse cuidado, é preciso garantir que as estratégias de marketing digital voltadas para as redes sociais sejam implementadas continuamente.

De pequenas empresas a grandes corporações, todas capitalizam os benefícios das redes sociais, e grande parte do investimento se volta, cada vez mais, para o marketing nas redes sociais.

Aqueles que desejam aumentar o tráfego online, e consequentemente aumentar as vendas, precisa estar à frente dos concorrentes ao formular as estratégias de rede social, a fim de fornecer as melhores soluções para os clientes em potencial.

10. Segmentação de anúncios em diferentes planos

Os anúncios de rede social são um dos métodos mais eficazes e comprovados para promoção de marca e geração de leads desde que essas plataformas passaram a fazer parte do marketing digital.

Esse é um investimento baixo, e muito fácil, para promover uma marca e exibir conteúdos voltados para o público-alvo.

As possibilidades são grandes, pois a segmentação pode ser por grupos específicos para maximizar as chances de conversão, como região, faixa etária, profissão, gênero, entre outros dados.

Conclusão

Introduzir as redes sociais em uma campanha de marketing digital só pode ser realmente compreendida quando uma empresa aplica as técnicas de divulgação.

Quando feito de maneira correta, o marketing voltado para as redes sociais se prova econômica, a longo prazo, inclusive com campanhas pagas.

Isso significa que há um maior ROI (Return Over Investiment), para qualquer empresa que reconheça a importância em introduzir as redes sociais nos negócios.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.