Como alavancar as vendas pelas redes sociais

A percepção do público sobre uma empresa ou marca online depende muito do conteúdo social que você compartilha, inclusive para aumentar as vendas pelas redes sociais, tão presentes na vida dos usuários de internet.

Por esse motivo, dedicar um tempo para produzir conteúdo que atraia o público-alvo deve ser uma prática importante a ser considerada.

Muitas decisões de negócios dependem de quem são os clientes. Criar uma estratégia de conteúdo social inteligente em torno deles faz com que você dê um passo à frente e possa impedir que a empresa publique links e artigos aleatoriamente, ou crie conteúdo que não seja interessante para clientes em potencial.

O essencial para as vendas pelas redes sociais

Para tornar as campanhas de marketing social é preciso focar em objetivos sólidos, que possam ser aplicados conforme as características de cada empresa, seja aluguel de empilhadeira ou venda de calçados esportivos.

As vendas pelas redes sociais se tornam cada vez mais comuns, facilitando a comunicação entre marcas e clientes e, por isso, vale verificar esses itens essenciais para campanhas de marketing social bem-sucedidas.

1. Captação da atenção e reconhecimento da marca

Aumentar o reconhecimento da marca é o primeiro passo para obter leads e vendas consistentes.

As melhores campanhas de marketing de rede social que geram leads têm 4 estratégias principais em comum:

  • Conteúdo atraente;
  • Estratégias de engajamento focadas;
  • Participação em comunidades;
  • Voz de marca consistente.

Dessa forma, trata-se de fazer um esforço para alcançar os clientes que precisam de anéis de segmento e deixá-los saber que a marca tem um produto que vale a pena explorar.

Trata-se também de apresentar benefícios de forma que atendam às necessidades dos clientes.

2. Comunique os valores e a voz da marca

Dada a frequência com que os consumidores são bombardeados com mensagens de marketing digital, é seguro dizer que a abordagem abertamente vendedora não funciona mais.

Os profissionais de marketing bem-sucedidos se concentram na construção de relacionamentos como a primeira ordem do negócio.

Os clientes precisam de tempo para conhecer e confiar em uma empresa, para então descobrir se estão fazendo o movimento certo ao comprar produtos e serviços.

Para evitar a abordagem de vendas, a marca precisa fornecer valor em termos de dicas e conselhos, e ainda gratuito, além de compartilhar soluções para os problemas mais urgentes do público, com destaque aos benefícios quanto às ofertas.

3. Forneça conteúdo que o público-alvo procura

Cada plataforma, entre tantas, possuem um estilo único e o próprio público. Algumas com características mais empresariais e profissionais podem ser utilizadas por um centro de usinagem, enquanto outras podem conter uma linguagem mais jovem e divertida.

O tom de voz empregado em cada plataforma pode dar ideias sobre qual estilo de conteúdo uma marca deve publicar.

O melhor caminho é usar a plataforma que corresponde, de forma mais audível, à voz da marca.

Além disso, vale analisar os tipos de conteúdo mais populares nas redes sociais em que se está interessado.

O público específico da plataforma quer humor, está interessado em tendências, quer ajudar a apoiar uma causa ou quer eles querem interações mais personalizadas?

Esta é uma área em que fazer uma pesquisa aprofundada pode render bons dividendos.

A melhor abordagem é combinar o grupo demográfico principal com a plataforma que eles mais preenchem, e isso pode ser feito por meio do desenvolvimento de um buyer persona, ou persona de comprador ideal, com todas as informações necessárias.

4. Promova e incentive o engajamento

Quando se trata de engajamento, não se resume apenas a compartilhamentos e cliques.

O melhor tipo de engajamento contribui para a construção de relacionamento, como quando uma marca recebe comentários positivos e relevantes do público nas postagens.

Para promover o engajamento, a estratégia de marketing deve incluir proatividade do lado comercial, com respostas oportunas aos comentários do público.

Também é importante ter uma voz de marca consistente para divulgar máquina de solda mig mag ou os serviços de uma rede de lanchonetes.

O engajamento é uma métrica que pode ser medida de perto, e isso é algo que toda empresa quer fazer, porque se o público não estiver engajado, significa que a marca não chamou a atenção dele.

Agendar postagens de rede social no momento certo também ajuda a aumentar o engajamento.

5. Incentive o compartilhamento social da marca

Obter compartilhamentos sociais é uma maneira de obter muito tráfego gratuito e aumentar o reconhecimento da marca.

Além de ter conteúdo irresistível, a empresa também deve incentivar a propagação usando botões de compartilhamento social com destaque ao fim do conteúdo.

Além disso, deve-se considerar fazer uso de ferramentas de gerenciamento de rede social que podem fazer a coleta e análise de dados para a equipe de marketing digital.

Dessa forma, a empresa se torna capaz de descobrir quanto boca-a-boca social se acumulou ao longo de um período determinado.

6. Visitas imediatas ao site

Cada parte do conteúdo, seja uma postagem de blog ou um anúncio para o marketing digital, deve ter alguma forma de CTA (Call To Action), isto é, chamada para ação, que redirecione as partes interessadas para o site.

As campanhas de marketing social também precisam disso.

Em cada postagem social, os espectadores devem ser solicitados a realizar alguma forma de ação, seja visitar o site, fazer uma compra ou se inscrever.

7. Aumente as vendas pelas redes sociais

Outra medida de uma campanha nesses modelos de plataformas, e que se mostra eficaz, é simplesmente ajudar a aumentar as vendas pelas redes sociais de mais produtos ou serviços.

Todas as campanhas de marketing digital devem levar à realização de um objetivo específico. Se a campanha não ajuda a vender, é hora de voltar ao planejamento e descobrir onde os esforços estão errados.

Análise de rede social para campanhas de marketing

A análise de rede social pode fornecer algumas ideias para a estratégia de mídia omnichannel.

Por exemplo, uma empresa que produz junta de vedação pode perceber que, em geral, as ofertas anunciadas nas redes sociais estão se convertendo melhor em faixas etárias específicas.

Em seguida, a equipe de marketing pode configurar a segmentação em outros canais exatamente para esses públicos específicos, com o objetivo de não desperdiçar as impressões em leads, isto é, clientes em potencial, com baixa conversão.

Ao analisar o desempenho de uma campanha omnichannel, é muito importante entender o impacto da campanha em diferentes canais e ajustar quando necessário.

Por isso, é preciso prestar atenção às métricas de rede social apresentadas a seguir.

  1. Classificações em todos os canais.
    A empresa pode começar verificando o quão bem as postagens estão classificando em diferentes plataformas, e quais são as melhores postagens.
  2. Postagens por canal:
    Provavelmente, cada empresa tem um número diferente de postagens e outros conteúdos de mídia por canal, pois pode ser bom que o Instagram tenha dez histórias por dia, mas ter dez tweets por dia pode ser considerado spam.
  3. Engajamento da postagem e taxa de engajamento
    Essas métricas são calculadas como o número de engajamentos dividido por impressões ou alcance, seja por postagem ou geral.
    Normalmente, uma postagem com uma alta taxa de engajamento de fabricantes de máquinas e equipamentos industriais significa que o conteúdo tornou- se viral.
    Além disso, essa métrica ajuda a definir o número ideal de postagens por dia, o melhor horário para postar, entre outras percepções, como o tipo de conteúdo que recebe mais interações.
  4. Engajamento total por plataforma
    Identifica qual plataforma o público mais ativo visita mais.
  5. CPC ou Custo Por Clique
    Trata-se do preço que se paga por cliques individuais em uma postagem de rede social paga. Vale lembrar que o custo médio de publicidade difere devido à plataforma selecionada.
    Portanto, não se deve concentrar os gastos totais ao escolher a plataforma de rede social, mas observar o CPC para avaliar a eficiência do investimento.
  6. Taxa de conversão de rede social
    Isso se refere ao objetivo dos profissionais de marketing digital que querem divulgar concentrador de oxigênio preço disponível para os clientes.
    A comparação de conversões indica a eficácia da plataforma testada para identificar a mais lucrativa para a próxima campanha.

Otimização de conteúdo para diferentes canais

De acordo com o planejamento para aumentar as vendas pelas redes sociais, uma marca pode transmitir a mesma mensagem em diferentes canais sociais, levando a resultados diferentes por plataforma.

Sendo assim, pode-se criar um conteúdo interessante, com conteúdo textual que apresenta uma alta taxa de engajamento no Facebook, mas não se encaixa no feed do Instagram.

Conclusão

A chave para vendas pelas redes sociais bem-sucedidas em qualquer lugar é mostrar o conteúdo para as pessoas certas.

A grande vantagem das redes sociais é que elas têm muitos dados sobre os interesses e comportamentos das pessoas.

Eles ajudam a personalizar os anúncios, ou testar o conteúdo, para garantir que se obtenha resultados satisfatórios.

Por fim, vale seguir as diretrizes apontadas ao longo do texto, e assim alavancar o aumento das vendas pelas redes sociais.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.