Canais de vendas: saiba o que são e quais os principais tipos

Existem várias formas de fazer vendas, cada uma com um propósito diferente, mas todas com o mesmo objetivo: vender. Desenvolvidos com base na estratégia da empresa, os canais de vendas são fundamentais para o faturamento do negócio.

Como meio de comunicação entre o produto ou serviço de uma empresa e seu público-alvo, o conceito de canais de venda envolve todo o mercado e é a base para a divulgação do marketing e aumento do faturamento do negócio.

Participando de diversos tipos de negócios, como a venda de rastreador veicular via celular, por exemplo, esses canais, que se dividem em dois tipos, fornecem ao consumidor as informações que ele procura.

Para compreender melhor cada um dos tipos e as estratégias envolta deles, este artigo irá tratar o que define um canal de vendas e quais os principais tipos.

O que são canais de vendas?

Quando uma empresa tem um produto ou serviço, é crucial que ela o divulgue para o público-alvo, que acabará consumindo o ativo. É nesse exato momento que os canais de venda da feira são acionados, com o objetivo de facilitar o evento.

Os canais são todos os métodos que promovem o contato com os clientes, esses métodos incluem a comunicação direta com os clientes, isso afeta diretamente o valor da receita que é gerada, isso é conhecido como faturamento.

Por exemplo, para uma empreiteira comunicar que disponibiliza serviços de reforma de fachada comercial, é usado uma ferramenta que repassará essas informações para quem deseja contratar esse tipo de serviço, que pode ser via WhatsApp ou outro meio.

Fundamentais para o aumento da receita, os canais também promovem uma maior presença da marca na vida dos consumidores, o que gera uma conexão importante que cria uma base de clientes fidelizada e também torna a marca um emissor do empreendimento.

No entanto, antes de colocar a estratégia em prática, é importante saber exatamente quem são os consumidores e o público-alvo da propaganda do produto ou serviço, para que ela utilize o canal mais eficaz.

Existem várias formas diferentes de vender produtos, incluindo canais online e offline, cada um com suas características.

Antes de escolher o canal de vendas ideal para o negócio, as empresas precisam entender quais são os canais de vendas mais utilizados no mercado.

Os canais de venda online têm sido significativos há algum tempo, pela evolução do comportamento dos consumidores, que muitas vezes preferem a conveniência das compras online.

E, além dos canais de vendas online, há canais de vendas offline. Mais tradicionais, eles podem agregar muito a qualquer tipo de negócio.

Os principais canais de vendas online

Os meios de comunicação existentes neste nicho são aqueles que são utilizados em praticamente todo o ambiente virtual.

Esses canais têm uma ampla gama de transmissão, velocidade de transmissão rápida, cada vez mais, e têm desempenhado um papel importante no mercado econômico. São eles:

  • Os marketplaces;
  • Anúncios no Google Ads;
  • Anúncios e perfis nas redes sociais;
  • Estratégias de e-mail marketing;
  • Lojas virtuais;
  • WhatsApp.

Cada um dos elementos acima opera em diferentes domínios da internet, tornando-a totalmente acessível a um público geralmente disperso.

Os marketplaces

Nessa loja online, as marcas terão mais visualizações, poderão expor os seus produtos a um público mais alargado e serão mais facilmente encontradas por quem procura algo.

São ideias para revendedores de produtos ou loja de pisos antigos que desejam expandir a área comercial para além de seu território.

Anúncios no Google Ads

O Google Ads é uma plataforma de publicidade na Internet que promove a publicação de forma mais intensa, com maior impacto, principalmente para o público-alvo.

Esse tipo de investimento gera mais vendas porque divulga o produto ou serviço diretamente para o público-alvo, como impressão de estampa em tecido, por exemplo.

Anúncios e perfis nas redes sociais

A gestão em rede social é muito utilizada atualmente e pode ser utilizada como um canal de vendas, sejam elas orgânicas ou pagas, quando são promovidas postagens publicadas.

Por meio do Instagram, Facebook, Twitter, Pinterest e YouTube, é possível se comunicar com os consumidores por meio de postagens que contenham dicas de como usar o produto, ofertas, avaliações e qualquer outra estratégia de marketing.

Estratégias de e-mail marketing

Uma das táticas mais antigas do marketing digital, essa estratégia de conteúdo também se conecta diretamente com os clientes, que receberão e-mails em suas caixas de entrada com ofertas, dicas, lançamentos e tudo mais que a empresa julgar necessário.

Para ser implementado, o consumidor deve ter disponibilizado seu endereço de e-mail para a empresa, isso criará uma lista de destinatários para cada produto que deseja promover, como madeira ecológica para fachada, tinta para carros, entre outros.

Lojas virtuais

Possibilitando a venda a qualquer hora do dia, a criação de um e-commerce, também conhecido como loja virtual, tornou-se bastante conhecido no mercado e continua exercendo grande apelo junto aos consumidores.

Facilita a coleta de várias ofertas em um único local, deixando o atendimento por conta do cliente, que pode buscar o produto e realizar a transação por conta própria. Além disso, é ótimo para vender itens como camiseta listrada horizontal masculina.

WhatsApp

Para uma comunicação direta com os clientes, o WhatsApp for Business é um aplicativo que todo negócio precisa ter, principalmente por ser um dos aplicativos mais utilizados no país.

Simples de usar, é possível enviar imagens, vídeos, banners, áudios e mensagens escritas, o que dá ao negócio diversas formas de se comunicar com o consumidor sobre seu produto.

Ao ter um número de telefone de um cliente, um vendedor pode descobrir como iniciar uma conversa para que um produto oferecido, como uma tela para varanda de apartamento, chame a atenção da pessoa do outro lado da tela.

Os principais canais de venda offline

Passando para o mundo não digital, há canais de vendas mais tradicionais, e os velhos conhecidos desses empreendedores continuam tendo um impacto significativo no público. eles são:

  • Pontos de venda físico;
  • Ligações de telemarketing;
  • Franquias de negócio;
  • Televisão.

Os quatro canais citados acima atingem clientes que não estão no mundo online e potencializam as vendas para outros consumidores que consomem a marca de forma diferenciada. A definição de cada um deles será feita em seguida.

Pontos de venda físico

Quiosques, lojas físicas, estandes são pontos de venda que vendem diretamente ao cliente e engajam esse consumidor mesmo que ele não conclua a compra.

Ao entrar no ambiente físico da própria marca, os consumidores em potencial podem obter uma compreensão mais completa do negócio e uma melhor compreensão de seus produtos.

Para atrair o maior número de consumidores, um negócio de motor industrial para portão, por exemplo, deve ser muito atrativo. Ter um atendimento excelente, uma equipe bem organizada e até presentes, é fundamental para obter sucesso nas vendas.

Ligações de telemarketing

O telemarketing ainda está em operação e ainda gera reclamações. O contato direto com o consumidor também está previsto e toda a abordagem tem que ser feita com muito cuidado.

Saber apresentar o produto corretamente, respeitando a resposta do outro lado, é fundamental para não promover o efeito contrário no consumidor.

Franquias de negócios

A franquia é uma forma de levar o nome de uma empresa para outras cidades e estados em todo o território nacional e até internacional. Cada franqueado trabalha em duplicata, tendo os mesmos serviços das outras empresas, ampliando assim o valor comercial.

Televisão

Por fim, a televisão é uma ótima forma de comunicação que está presente em quase todos os lares do Brasil. Através de um amplo alcance, podem ser promovidos diversos produtos, como limpeza de pisos de madeira, roupas, etc. com materiais sintéticos.

No entanto, anunciar na televisão não é barato e requer um gasto significativo para alguns segundos de programação, dessa forma, é fundamental que as empresas avaliem se anunciar na televisão realmente será um investimento viável.

Outro detalhe é que nesse tipo de canal de venda, é muito difícil metrificar os resultados. Isso pode ser um ponto negativo já que não é possível extrair dados ou informações do número de potenciais clientes que foi impactado pela propaganda.

Considerações finais

O canal de vendas é uma ferramenta de comunicação extremamente importante para o marketing empresarial. Eles são responsáveis por facilitar a conexão entre empresas e consumidores, informando sobre produtos, ofertas e recompensas importantes.

Aumentar a receita da empresa se torna muito mais simples ao utilizar os canais de venda corretos. Isso tem uma alta taxa de conversão e também um impacto significativo na posição da marca no mercado, que aumenta em popularidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.