Automação de marketing: entenda o que é e seus benefícios

A automação de marketing é uma estratégia que consiste no uso de ferramentas tecnológicas no marketing, tendo como objetivo simplificar os processos, de modo que eles se tornem mais eficazes e escaláveis.

Investir em marketing digital se tornou uma necessidade indiscutível nos dias de hoje, tendo em vista que os canais digitais são os principais recursos para divulgar marcas, produtos e serviços.

Mas o marketing digital tem como principal característica uma grande variedade de opções estratégicas. As empresas podem divulgar suas soluções em sites, blogs, redes sociais, mecanismos de busca, e-mail, entre outras possibilidades.

O ideal é utilizar essas estratégias em conjunto para obter os melhores benefícios, mas fazer isso manualmente é praticamente impossível, e é justamente por isso que ao pensar em marketing digital, é necessário pensar em automação de marketing.

Mesmo porque, todas essas plataformas precisam ser trabalhadas de maneira direcionada, e as características do público podem variar muito. Isso representa um grande desafio para empreendedores que estão começando agora.

Além do mais, não deixa de ser um trabalho complexo para as grandes organizações. Por essa razão, este artigo vai explicar o que é automação de marketing, como implementar essa técnica e quais são os benefícios que ela oferece.

O que é automação de marketing?

Quem investe em marketing digital, seja por meio das redes sociais, com estratégias inbound marketing, entre outras práticas, já percebeu que é difícil gerar leads e administrar todos esses canais.

Investir em automação é necessário para utilizar as plataformas do jeito certo e garantir uma comunicação, considerando o comportamento dos consumidores na empresa.

Para uma escola que oferece curso para primeira habilitação, a automação ajuda a analisar o engajamento do público e ainda permite criar ações personalizadas que valorizam todo o investimento de tempo e dinheiro.

Essa ação não consiste apenas em automatizar o envio de e-mail para os clientes, na verdade, é uma forma de compreender os interesses dos leads, identificar a etapa em que se encontram no funil de vendas e segmentar o público com base em seu comportamento.

Também é essencial para realizar ações integradas com as mídias sociais, landing pages, site institucional, entre outros canais usados pela companhia.

Quanto mais ela aumenta a quantidade de leads, mais trabalhosa será a estratégia de comunicação. Nesse sentido, se não houver a ajuda de uma plataforma de automação, muitas oportunidades podem ser perdidas.

De acordo com vários estudos na área, 78% dos profissionais de marketing acreditam que a automação é um processo essencial para aumentar a receita do negócio.

No caso do e-mail marketing, é uma prática essencial para realizar ações automatizadas e conquistar novos leads, e com uma ferramenta de automação, fica mais fácil gerenciar os contatos.

Como implementar a automação de marketing?

Para implementar a automação de marketing, uma empresa especializada em pintura de equipamentos industriais precisa investir em algumas etapas importantes. São elas:

Fazer um planejamento

A automação de marketing começa com o planejamento, visto que nada adianta criar fluxos sem objetivos definidos, pilares de conteúdo e boas estratégias que os sustentem.

A primeira coisa a ser feita é definir os objetivos da automação, e nesse processo, a organização precisa responder perguntas, por exemplo, o motivo para fazer a automatização, se pretende escalar as vendas e os produtos que deseja vender.

Outras perguntas muito importantes estão relacionadas às ações que precisam ser automatizadas e se realmente não é mais possível realizar as tarefas manualmente.

Depois que a organização identificou o motivo, também precisa saber quem é sua persona, pois todas as ações de marketing serão direcionadas a ela. Outro aspecto fundamental é compreender a jornada de compra e as etapas que pertencem a ela.

Qualificar os contatos

A companhia também precisa analisar sua base de contatos para ver se existe apenas uma lista de e-mails ou se possui informações qualificadas sobre os potenciais clientes, como localização, segmento de atuação e cargo.

Uma empresa de portaria terceirizada precisa ter dados qualificados para poder segmentar os envios e impactar pessoas que realmente têm mais chances de se interessar pelos conteúdos.

Depois é necessário saber quais informações devem ser coletadas, e uma das formas de fazer isso é enviando e-mails para os contatos ou formulários para gerar leads.

Reproduzir conteúdos

Antes de começar a automação, o blog institucional precisa de uma boa base de conteúdos, visto que eles são necessários para atrair pessoas interessadas, fazer o fluxo de nutrição e aprofundar o conhecimento dos leads no funil de vendas.

É a partir disso que a companhia vai começar a construir os fluxos iniciais, só que os conteúdos não podem ser aleatórios. A marca deve se basear na jornada de compra do consumidor, produzindo materiais que respondam suas dúvidas.

Contratar uma ferramenta

Finalmente, uma confecção de uniformes executivos masculinos pode analisar as opções de ferramentas de automação, partindo de uma visão geral de sua estratégia e fazendo uma análise sobre o momento do negócio.

Ao contratar a ferramenta, também é necessário treinar a equipe para que todos os funcionários estejam familiarizados com o recurso e possam aproveitar todas as suas funcionalidades.

Configurar os fluxos

Tendo escolhido a ferramenta, a empresa vai desenhar os fluxos de automação que vão melhorar ainda mais o marketing, definindo dinâmicas, gatilhos e objetivos. As etapas desse processo são:

  • Definir gatilho de entrada;
  • Definir materiais por etapa de funil;
  • Criar sequência de 3 e-mails;
  • Definir um intervalo de tempo.

Ao criar esse fluxo, é possível começar a automação no negócio, e caso ele não tenha gatilhos intermediários, o usuário recebe a sequência inteira, partindo do gatilho inicial.

Um fabricante de persiana para escritório pode criar fluxos mais complexos, utilizando variáveis diferentes, segmentações variadas e diversas possibilidades de caminhos.

Benefícios da automação de marketing

A automação de marketing traz inúmeros benefícios para as empresas, e alguns exemplos são:

Funil de vendas mais eficiente

A compra envolve todo um processo com estágios pelos quais o cliente passa. Isso é muito importante para que ele domine as informações básicas para a aquisição.

Por exemplo, não faz sentido oferecer algo para um cliente que ainda não decidiu qual é a sua necessidade. Analisando o comportamento do usuário, fica muito mais fácil identificar o estágio de compra e seus interesses.

É assim que a companhia vai distribuir os conteúdos adequados para que essas pessoas passem para o próximo estágio de compra. Isso faz com que o funil se movimente rapidamente e traga boas oportunidades de vendas.

Comunicação personalizada

Outra vantagem da automação é que ajuda a segmentar os leads por meio de diferentes critérios, como momento de compra, segmento, empresa, entre outras.

Diante dessas possibilidades de segmentação, uma empresa especializada em reforma telhado colonial consegue personalizar a comunicação, fazendo com que diferentes personas percorram em seus trajetos e não apenas um caminho genérico.

Isso acaba aumentando a eficiência no relacionamento, trazendo mais valor à cada etapa, fazendo com que os potenciais clientes se sintam ansiosos pelos próximos e-mails.

Leads mais maduros

Conversar com o vendedor é muito diferente quando o lead está descobrindo o assunto ou quando ele já pesquisou e entende um pouco mais sobre a solução em si, suas necessidades, entre outras questões.

Se eles estão mais preparados, os vendedores não precisam argumentar tanto e fazer horas de contato para conseguir efetivar a venda.

Vendedores mais produtivos

Se todas as etapas iniciais do processo de venda forem conduzidas por uma ferramenta de automação, além de conteúdos criados previamente, os vendedores de um fabricante de placas informativas personalizadas se tornam mais produtivos.

Se a ferramenta fez bem o seu trabalho, os profissionais vão se sentir mais à vontade para focar nos contatos que estão mais próximos de comprar, ao mesmo tempo em que sabem que os leads que ainda não estão prontos, podem voltar em algum momento.

O vendedor não precisa trabalhar todo o processo de educação inicial, podendo até mesmo se especializar nas etapas finais do processo, o que garante mais vendas.

Reduz o trabalho recorrente

Por meio da automação, boa parte da preparação do lead para gerar uma venda acontece automaticamente.

Embora uma empresa de sistema de câmbio precise se esforçar para criar caminhos para os potenciais clientes, depois que tudo isso é ajustado, não precisa começar do zero.

Isso acaba reduzindo a necessidade de contar com uma equipe de marketing focada apenas em estabelecer um relacionamento com os prospects manualmente.

Considerações finais

A automação de marketing facilita muito o cotidiano das empresas, melhorando a comunicação com os consumidores e os resultados em vendas.

Com tantas tarefas e estratégias que precisam ser administradas, é essencial contar com esse recurso para obter excelentes retornos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.