A exposição indevida de informações nas mídias sociais pode colocar em risco desde a sua identidade virtual até a sua segurança física.

Segurança Digital - Guia rápido - Mídias Sociais

Conheça algumas práticas que vão ajudar na utilização segura das redes sociais:

Obedeça à legislação vigente. Você poderá responder juridicamente por suas postagens caso não respeite às leis, como por exemplo, não respeitar os direitos autorais, publicar textos difamatórios ou ofensivos, promover a discriminação e o preconceito.

Seja cortês e respeitoso ao publicar informações. É possível discordar de alguma opinião e manter a boa educação.

Tenha cuidado ao discutir temas que afloram rapidamente a sensibilidade dos usuários, como política ou religião.

Personalize as opções de privacidade das ferramentas que você utilizada. Limite a visualização de suas informações pessoais.

Cuidado com o que você publica na rede. Fotos e mensagens podem ser apagadas, mas isso não significa que elas desaparecerão da rede.

Evite falar sobre o cotidiano de sua família, horários particulares, onde estará, data de nascimento, endereço residencial, número de telefone. Muitos golpes são planejados com as informações encontradas na rede.

Seja o primeiro a corrigir os seus erros e identifique as alterações realizadas em publicações anteriores.

Evite clicar em links recebidos de amigos e desconhecidos. Alguns deles podem ser falsos e levá-lo para páginas contaminadas com vírus. Escreva o endereço do site direto do navegador.

Duvide de algumas mensagens que você recebe. Muitos criminosos podem usar contas invadidas para enviar mensagens, como ajuda financeira ou marcar encontros. Procure sempre confirmar por telefone antes de responder a um pedido desses.

Sempre faça o logoff (clique em "Sair"), após a utilização da ferramenta.

Banco Itaú