As compras online oferecem muitos benefícios que não são encontrados lojas. A internet está sempre aberta ? sete dias por semana, 24 horas por dia ? e as ofertas online são muitas.

Segurança Digital - Guia rápido - Compras Online

 

 

 

Saiba com quem você está negociando. Qualquer um pode vender online usando quase qualquer nome. Confirme o endereço físico e o número de telefone do vendedor online para o caso de ter dúvidas ou problemas. Enquanto navega, se você receber um e-mail ou uma mensagem pop-up pedindo informações financeiras, não responda nem clique no link da mensagem. Empresas legítimas não pedem essas informações por e-mail.

Saiba exatamente o que está comprando. Leia a descrição do produto do vendedor atentamente, principalmente as letras miúdas. Nesse texto podem conter informações de que o produto está em condições diferentes das originais, ou até mesmo, pode ser uma falsificação.

Saiba o quanto custará. Verifique sites que oferecem comparações de preços. Considere o custo de remessa — juntamente com suas necessidades e seu orçamento — no custo total do pedido. Não envie dinheiro sob quaisquer circunstâncias.

Pague com cartão de crédito ou débito Caso você pague online com cartão de crédito ou débito, sua transação será protegida, além disso, algumas empresas oferecem uma garantia em compras online que assegura que você não seja responsabilizado por cobranças não-autorizadas feitas online, e alguns cartões podem fornecer garantia adicional, devolução e/ou benefícios de proteção à compra.

Verifique os termos da negociação, como política de reembolso e prazos de entrega. Você pode devolver um item com reembolso integral se não estiver satisfeito? Caso você o devolva, descubra quem pagará os custos de remessa e quando você receberá seu pedido.

Mantenha registros em papel. Imprima e guarde registros de suas transações online, inclusive descrição e preço do produto, recibos, e cópias de todos os e-mails enviados ou recebidos do vendedor. Leia seus extratos do cartão de crédito assim que recebê-los e procure cobranças não-autorizadas.

Não envie suas informações financeiras por e-mail. O e-mail não é um método seguro para transmitir informações financeiras como seu número de cartão de crédito ou conta corrente. Se fizer uma compra e precisar enviar dados pessoais, procure indicadores de que o site é seguro, como um ícone de cadeado na barra de status do navegador ou uma URL que comece com "https:" (o "s" significa "seguro").

Verifique a política de privacidade. Ela deve permitir que você saiba quais informações pessoais os operadores do site coletam, o porquê e como eles as usarão. Caso você não encontre uma política de privacidade — ou caso não a entenda, considere fazer negócios com outro site que seja mais amigável ao cliente.

Como denunciar fraude em compras online

Caso você tenha problemas durante uma transação, tente negociar diretamente com o vendedor, comprador ou a operadora do site. Caso não funcione, dê entrada em uma queixa junto ao PROCON.

Banco Itaú