Entraram em análise os oito sites de mais destaque atualmente

Facebook, Pinterest, Instagram, StumbleUpon, LinkedIn, Tumblr, Foursquare e Twitter são, nessa ordem, as redes que mais sabem trabalhar o Facebook como plataforma social. Isso mesmo: de acordo com um levantamento da Expion, o Facebook é quem melhor usa o Facebook.

Quatro critérios foram usados na análise para se chegar a essas conclusões e, no geral, a rede de Mark Zucerberg conquistou um score de engajamento de 16.26. Os outros, na ordem, ficaram com 8.17, 7.54, 6.30, 4.48, 2.56, 2.27 e 1.86.

O Facebook tem dois pontos de destaque e dois em que não é bom. Só que nos de destaque a rede é praticamente imbatível.

Quando se leva em conta com qual frequência os fãs respondem às marcas sociais, o site apresenta uma média de 115,438 comentários e likes por post. É muito (mesmo) mais do que o Pinterest, que está em segundo com média de 1,827, e o Twitter, terceiro da lista, com 1,665.

Outro aspecto forte é a dominação da conversa. O Facebook tem 48.13% de voz ativa em sua própria rede, contra 15.96% do Instagram e 9% do Pinterest (segundo e terceiro colocados, neste quesito).

A criação de Zuckerberg é ruim quanto às conversas que inicia com os fãs, ficando em último. O mais falador é o StumbleUpon, com frequência de 902 posts, seguido por LinkedIn (526) e Instagram (246) - o Facebook só tem seis.

O site também não tem os seguidores mais inquietos: apenas 0.10% deles é ativo (mesma porcentagem que o Twitter). Aqui os destaques ficam com LinkedIn (3.60%), StumbleUpon (3%) e Instagram (1.50%).