Como montar uma estratégia empresarial nas redes e sociais requer um meticuloso trabalho de análise antes de sair aplicando a mão na massa.

Sua empresa sempre deve ficar atenta às mudanças que ocorrem nesses cenários, como as novas métricas do Facebook, além do fato de que sempre é bom procurar alguns parâmetros com contextos mais amplos para serem introduzidos em sua estratégia, como a importância da landing page para campanhas de marketing digital.

Antes mesmo de conferir e usar um guia básico sobre como medir resultados de estratégias em mídias sociais, é importante traçar uma planejamento mais teórico, não voltado total e somente para o monitoramento de sentimentos, estudo de métricas ou obtenção de resultados. Apesar dos indicativos de como montar um relatório de métricas para mídias sociais, o conhecimento sobre como, quando e onde sua estratégia vai funcionar é essencial.

7 Rs sagrados para uma estratégia empresarial eficiente nas mídias sociais. 

1. R de relevância
 
Sua empresa deve ter em mente que estar presente nas redes sociais significa, em suma, ter algo relevante para dizer. Sua companhia tem algo que possa contribuir para com seus clientes, consumidores ou demais usuários? Saber exatamente os motivos que levaram sua empresa a se interessar por esses canais é de fundamental importância.
 
Procure analisar com cuidado os motivos que estão por trás dessa nova investida empresarial. Ser apenas mais uma empresa disparando conteúdo automático é tudo de que as redes sociais não precisam. Tenha foco, trace seus objetivos com o máximo de atenção e jamais queria fazer algo só porque os concorrentes estão fazendo. É relevante para sua empresa e para seus consumidores entrar nesses meios? Então comece já.
 
2. R de responsabilidade
 
Responsabilidade, nesse contexto, remete a algo como compromisso. O compromisso é um contrato de fidelidade que a sua empresa irá estabelecer com seu público e, principalmente, com ela mesma. A partir do momento que você tem uma estratégia para mídias sociais toda delineada porém peca na falta de contexto, foco ou ausência de atualizações nesses canais, você não está sendo responsável nem com seus clientes e muito menos com a sua própria empresa.
 
Saiba que não é barato trabalhar nessas mídias, nem mesmo algo fácil, onde “qualquer profissional” possa exercer essa função. Profissionalismo, compromisso, responsabilidade e atuação presencial fazem toda a diferença. Se a sua participação nesses meios é relevante e é possível trabalhar com eles de maneira responsável, continue desenhando suas ações.
 
3. R de relacionamento
 
A relação entre o relacionamento e a responsabilidade deve andar sempre de maneira saudável. Sua empresa só será responsável em uma estratégia de mídias sociais se ela trabalhar de maneira eficiente o relacionamento com seu público, e ela só terá um relacionamento concreto e solidificado se agir com responsabilidade em suas ações.
 
O relacionamento deve ser construído em longo prazo, mas trabalhado diariamente e com manutenção praticamente em tempo real. Uma relação sólida entre clientes e empresas nas redes sociais só é real e duradoura quando esse relacionamento é construído passo a passo, dia a dia, mas de uma maneira que seu tempo de atuação seja o mais longo possível. Com relevância, responsabilidade e relacionamento diário sua empresa pode dar continuidade no processo de adoção de mídias sociais.
 
4. R de readaptação
 
Esse R é um dos mais importantes da lista. Caso sua empresa falhe em alguns dos itens anteriores, é hora de sentar e rever todo o planejamento até então colocado em prática. Saber que algo vai errado é de suma importância, mas saber identificar que algo vai errado e ter a consciência de que é preciso reformulado algum ponto é mais importante ainda.
 
De maneira mais específica, há muitos pontos em que sua empresa pode evitar o erro nas mídias sociais. A readaptação requer, acima de tudo, controle e maturidade suficientes para ser exercida. Nenhuma empresa no planeta é isenta de erros. A diferença se dá nas empresas que sabem quando algo está errado e decidem mudá-lo. A sua empresa tem essa capacidade? Caso a resposta seja negativa, as mídias sociais podem ser uma trilha bem perigosa.
 
5. R de reputação
 
Uma das coisas mais importantes em uma estratégia empresarial para mídias sociais é focar de maneira eficiente os objetivos. Para isso basta analisar e estudar exaustivamente os possíveis cenários que sua empresa pode encontrar, possibilitando que você trace com mais precisão aqueles pontos que pretende atingir. Dentre esses pontos deve constar um dos itens mais importantes atualmente para uma empresa: a reputação.
 
Reputação é uma valor intangível que a sua empresa conquista depois de muito trabalho, manutenção e, é claro, bons serviços e produtos oferecidos. Empresas com renome internacional são reconhecidas muitas vezes não pelos produtos que vendem, mas pela reputação impecável que possuem, seja no quesito qualidade, atendimento ou prestígio. Ao almejar e conquistar certa reputação, sua empresa está mais suscetível a erros e deslizes, porém está ainda mais perto do próximo item, que é algo positivo.
 
6. R de referência
 
Mais importante do que uma reputação, que é quando a marca atinge alto nível de maturidade nas mídias sociais, é a sua empresa se tornar referência no segmento que atua. Diversas marcas asiáticas conquistaram esse item por prestarem um excelente serviço antes, durante e depois da venda. No nosso caso, tornar-se referência é ser indicado como uma empresa que está fazendo a coisa certa.
 
No mercado de comunicação, por exemplo, isso é facilmente detectado. Há portais, sites e blogs que se tornaram referência em determinados assuntos, mesmo não possuindo índices altíssimos de visitas. Ao construírem certa reputação, tais páginas foram obrigadas a trabalhar de maneira mais árdua em suas imagens, pois a referência surge quase que subsequente ao estabelecimento de uma boa reputação.
 
7. R de resultado
 
Por fim e não menos importante nós temos o R de resultado. O resultado engloba todas as atividades que dão crédito às suas estratégias, como os objetivos alcançados, os itens reformulados, os clientes e consumidores conquistados e os mantidos, assim como todo o aprendizado possível de ser adquirido com esse trabalho.
 
Em um campo teórico, trabalhar com todos os Rs antes mesmo de iniciar as ações nas mídias sociais é fundamental. Isso permite que sua empresa enxergue possíveis falhas, assim como cenários férteis para atuação. Com os diversos guias e manuais abordando ações práticas, tentei procurar trazer uma visão pré ações digitais. Todos os verbos devem ser conjugados no presente, passado e futuro, pois sua empresa deve agir como se tudo isso estivesse hoje em jogo, então algo já passou e muitas coisas estão por vir.

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