Mensagens do WhatsApp agora são criptografadas

Hoje os usuários do WhatsApp, ao enviarem mensagens para algum grupo, receberam uma mensagem da própria empresa que dizia “As mensagens que você enviar agora são protegidas com criptografia de ponta-a-ponta. Toque para mais informações”.

Isso aconteceu porque hoje o WhatsApp finalizou o processo de criptografia do aplicativo, que começou no final de 2014. Na época, as mensagens dos usuários começaram a ser criptografadas, mas o grupos não. Hoje isso mudou. E para ter acesso à segurança, o usuário não precisa fazer nada. Basta usar o serviço – independente da plataforma.

Jan Koum, fundador do WhatsApp, disse que esperava concluir a migração para mensagens criptografadas em janeiro. No entanto, eles tiveram algumas dificuldades com vídeo. “Você precisa se preparar para uma situação em que alguém no Android pode enviar um vídeo para um usuário do S40. Ou alguém em um Blackberry pode enviar isso para um Windows Phone”, diz ele à Wired.

A empresa usou algo chamado de “criptografia de chave pública”. O usuário A pede uma chave pública ao servidor do WhatsApp que se aplique ao usuário B. O usuário A usa a chave pública para criptografar a mensagem. No entanto, ela também requer uma chave privada para ser lida, em posse do usuário B – por isso ela não pode ser lida por outro usuário.

De acordo com o Gizmodo, essa criptografia significa que nem mesmo os funcionários do WhatsApp podem ler os dados enviados através de sua rede. Ou seja, se um tribunal exigir acesso a qualquer mensagem, foto ou ligação, a empresa não poderá colaborar.

E Koum diz que não adicionará um backdoor na criptografia, porque isso tornaria o serviço mais vulnerável a abusos do governo e de hackers. Além disso, segundo ele, adicionar um backdoor ou remover a criptografia do WhatsApp não vai deter pessoas ruins – elas podem só mudar para outro serviço.

Tudo isso foi feito com anuência do Facebook. Koum é membro do conselho administrativo, e diz: “se eles não fossem favoráveis ??a nós, eu não estaria aqui hoje”.

iMasters