Após o estudo da Comissão de Privacidade da Bélgica apontar que o Facebook usava cookies para rastrear usuários em diversos sites, monitorando até mesmo aqueles fora da rede social, a equipe responsável pelo site disse que tudo não passou de um ?pequeno bug?.

Facebook rebate acusações de monitorar usuários mesmo fora da rede social

Em seu blog oficial, a empresa traz algumas explicações sobre o assunto. Em relação a essa invasão de privacidade ao monitorar a ação das pessoas em sites diversos a partir de plugins sociais, ela afirma que o que foi descoberto foi apenas uma pequena falha e que esse tipo de prática nunca foi a intenção da empresa.

Segundo o Facebook, esses cookies foram realmente enviados, mas apenas para algumas pessoas, e que o fato ocorreu por conta de um bug no sistema que já está sendo corrigido. Além disso, a empresa disse que sempre tentou ser transparente nessa questão, não se aproveitando de páginas que utilizam esse recurso.

O texto ainda aponta outros supostos erros apresentados no relatório do comitê belga. Um dos pontos que a empresa faz questão de corrigir é sobre a suposta impossibilidade de evitar a chamada “publicidade social”, algo que a companhia diz não corresponder à verdade, já que os usuários têm total controle sobre essa questão e que trazer essa escolha – e respeitá-la – é algo que eles sempre consideraram muito importante.

Com informações de Canaltech

Redação iMasters