Facebook quer melhorar detecção de perfis falsos

A Índia está sendo um dos países-teste de um novo plano do Facebook que visa a combater a criação de perfis falsos ou impedir que usuários se passem por outros na rede social. Por meio de mais ferramentas de interação com os usuários e uma maior agilidade na verificação de denúncias, a empresa deseja praticamente extinguir a prática e acabar com as contas que infrinjam os termos de usuário.

O grande foco é garantir um ambiente seguro para que novos usuários possam aderir à rede. Como um dos países mais populosos do mundo, a Índia também representa um dos maiores problemas do Facebook em relação a países emergentes: os perfis em que homens se passam por mulheres reais, muitas vezes amigas ou familiares.

No país, essa situação é citada em pesquisas de opinião como um dos principais fatores para uma percepção de insegurança da rede, principalmente para o gênero feminino. Muitas vezes, elas se sentem pouco confortáveis em criar perfis justamente por causa desse ambiente nocivo, ou então, para surpresa própria, ao tentarem se cadastrar, descobrem que “já estão” no Facebook, mas com perfis que são controlados por outras pessoas.

Para lidar com isso, a rede social está disponibilizando um formulário, que pode ser preenchido mesmo por quem não está cadastrado nela. Quem quiser denunciar precisa inserir nome completo, e-mail para contato e uma cópia de documentos de identificação, além de links ou informações sobre o perfil impostor.

O Facebook também promete lançar ferramentas de registro para informações falsas ou que quebrem as regras. Entre as que devem ser aplicadas com mais rigor ao longo dos próximos meses estão a que impede o cadastro como terceiros, o uso de mais uma conta pelo mesmo usuário ou a divulgação de informações pessoais sem autorização.

Com informações de Canaltech

imasters.com.br