Executivo dá dicas de como o varejo on-line pode tirar o máximo proveito do Facebook

Nos últimos 10 anos o Facebook passou de uma rede social mundial para uma poderosa plataforma para o comércio. Com mais de 1.2 bilhões de usuários mensais o Facebook mostrou ter potencial para conectar pequenos e grandes varejistas com consumidores ao redor do mundo e construir comunidades de consumidores leais.

A criação de Mark Zuckerberg está comemorando 10 anos de vida e por isso, Ricardo Jordão, Diretor de marketing da Rakuten Brasil destaca 3 dicas de como os varejistas podem tirar o máximo proveito da rede social e para onde ela pode levar o comércio no futuro.

1. Mostre o valor do engajamento
Uma vez que você ganhe um like de um cliente, o próximo passo é engajá-lo com seu conteúdo e mostrar a ele o valor de fazer parte do seu ‘clube’. Se ele interage com você regularmente isso torna a sua marca proeminente nos seus feeds e amplia seu alcance junto aos amigos dele na rede também. Use incentivos como competições, uma oferta de entrega gratuita ou um desconto por curtir a página da sua loja e interagir com sua marca. Os incentivos também fazem parte da estratégia de levar seus fãs do Facebook para sua loja, a fim de comprarem.

2. Dê à comunidade o mesmo tratamento que dá aos seus amigos
Não queira apenas vender – relacione-se com sua comunidade como você se relaciona com seus amigos. Em vez de fazer do seu perfil um canal de vendas, pense no Facebook como um lugar para mostrar a personalidade da sua marca. Compartilhe posts relevantes e conteúdo divertido para reter os fãs e desenvolver sua lealdade. Faça posts com recursos visuais e que chamem a atenção; fotos ou vídeos engraçados têm maior probabilidade de serem

compartilhados na rede do que conteúdos que são apenas um conector para vendas. Assegure-se de que todo o conteúdo que gera vale a pena ser compartilhado e se ele não for, não o publique.

3.  Amplie o excelente atendimento para além da sua loja
O poder e alcance da sua comunidade no Facebook significam que seu atendimento ao cliente deve ser excelente. Monitore as reclamações da sua comunidade sempre e resolva o problema de qualquer cliente insatisfeito de forma rápida e efetiva. Pergunte aos clientes insatisfeitos se você pode contatá-lo de forma privada, para não promover discussões sobre a reclamação aos olhos de todos os outros fãs.

Agora, como serão os próximos 10 anos?
As marcas que se beneficiarão com o Facebook nos próximos 10 anos terão conhecimento mais detalhado sobre os fãs da sua comunidade. Seja fazendo uma compra, lendo sobre sua marca ou apenas por serem fãs dos seus produtos, o conhecimento sobre o que os atraiu para sua comunidade dará poder ao varejista para que ele ofereça os itens certos, da maneira certa.

Esse não é um jogo de números, e sim de engajamento.  Imagine ser capaz de engajar sua comunidade no Facebook através de recompensas exclusivas para Facebook, conquistadas através das interações que os fãs fazem com a sua marca? Oferecer descontos e ofertas exclusivas como recompensa pela interação podem desenvolver esquemas de lealdade lucrativos para os varejistas.  Isso não só é uma poderosa ferramenta de marketing, como também incentiva massivamente o relacionamento online com as marcas.

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