Conhecer a expectativa do consumidor é fundamental, especialmente, se o seu público-alvo possui gostos específicos e seu e-commerce aposta na segmentação.

Como superar as expectativas dos consumidores?

De forma geral, a expectativa do cliente baseia-se em:

Comunicação amigável. O consumidor deseja comunicar-se fácil e amigavelmente com a loja virtual, principalmente, antes e após a negociação se necessário. Para superar sua expectativa é interessante investir em canais rápidos de comunicação, além de um suporte completamente humano que entenda a realidade do consumidor e facilite o processo de negociação.

Velocidade na entrega. Atraso nem pensar. Mas a entrega na data programada, ou antes do esperado, faz com que o consumidor se sinta muito mais valorizado e motivado a comprar novamente; procure surpreender seu cliente com uma logística mais veloz.

Política de troca e devoluções coerente. Caso o cliente precise trocar seu produto, ele não planeja ter uma má experiência. Por isso, estabeleça claramente as condições de troca e devoluções para que, nem seu e-commerce, nem seu cliente se sintam prejudicados.

Receber exatamente o que comprou. No mínimo, o consumidor espera receber exatamente o que comprou, sem engano. Mas que tal investir em uma embalagem mais bonita? Ou então apostar na inclusão de um brinde ou de uma mensagem inesperada de agradecimento? Isso, certamente, o surpreenderá.

O consumidor virtual se tornou muito mais exigente, é verdade. Mas, se a loja virtual entender suas reais expectativas, superá-las não será um desafio inalcançável. Conheça seu cliente e sucesso!

E-commerce News