Segunda data mais importante para o varejo, o Dia das Mães acontece no próximo domingo (8) e muitos consumidores irão optar por realizar a compra do presente pela internet. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio eletrônico (ABComm), a vendas virtuais devem totalizar R$ 2,2 bilhões, o que representa um crescimento de 8% ante a data de 2015.

Cinco dicas ao comprar o presente do Dia das Mães pela internet

 

Para que os consumidores não sejam pegos de surpresas, especialistas listaram algumas dicas que devem ser levadas em conta ao realizar a compra. Prazos de entrega, características do produto e segurança são algumas delas. Veja abaixo:

Atenha-se a produtos como roupas e cosméticos

Alguns dos produtos que serão mais buscados nesse Dia das Mães serão artigos de moda e beleza. Por isso, é importante observar com atenção esses produtos, afirma Luan Gabellini, sócio-fundador da Betalabs, empresa especializada em gestão de comércio eletrônico. “É importante ler com muita atenção os detalhes dos produtos como o tipo de fibra usada na composição do tecido  -algodão, lã, seda e etc. – no caso de roupas e também componentes químicos e alérgicos no caso de produtos de beleza”, diz. No segmento de beleza pessoal é importante conferir o tamanho ou a quantidade do produto, alerta Thiago Mazeto, gerente de Marketing da Tray, empresa da Locaweb especializada em criação de lojas virtuais. “Verifique se a quantidade é a mesma e se o produto é original”, complementa.

Cuidados com o prazo de entrega

Por mais cômodo que seja realizar a compra pela internet, o consumidor precisa ficar atento aos prazos de entrega, de modo que a mamãe não fique sem o presente na data. “A internet é a melhor alternativa para economizar no presente do Dia das Mães, mas é responsabilidade do consumidor observar atentamente o prazo de entrega para não deixar a mamãe sem presente”, afirma Rodrigo Bandeira, vice-presidente da ABComm. “Se possível compre sempre com uma margem de segurança de cerca de três dias para minimizar a possibilidade de atrasos na entrega”, complementa Gabellini, da Betalabs.

Verifique a confiança da loja

É muito importante se certificar que a loja que você pretende adquirir o produto é realmente confiável. Para isso, pesquise a sua reputação. “É importante entender a reputação da loja e se cumprem o que prometem”, diz Mazeto, da Tray. O especialista recomenda buscar em sites como Reclame Aqui a reputação da loja. “Porém se a loja não possui boa reputação, não possui politica clara de troca e não possui nenhum chat online, esses são pontos de atenção para não comprar nessa loja”, alerta.

Utilize o SAC

O Serviço de Atendimento ao Consumidor pode auxiliar o comprador não apenas com dúvidas sobre entrega e pagamento, mas também sobre  especificações de produtos, principalmente os mais sensíveis, como vestuário e beleza. Por isso, deve ser utilizado, afirma Albert Deweik, CEO da NeoAssist, empresa especializada em atendimento ao consumidor. “O atendimento online, via chat por exemplo, pode orientar o consumidor com relação às medidas e características do produto, além de sugerir outras opções”, afirma Deweik.

Cuidado com fraudes

Por ser uma das data mais importantes para o varejo, muitas fraudes podem surgir. Por isso, é importante que o internauta tenha cuidado ao clicar em links recebidos por meio de e-mail marketing, avalia Victor Popper, sócio-fundador da All iN, vertical de marketing da Locaweb. O consumidor deve observar a extensão do destinatário do e-mail e verificar se corresponde de fato ao da loja virtual. Esses links podem levar o internauta a sites que são cópias dos originais, mas que servem apenas roubar os dados, alerta Popper.

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