A importância do planejamento no ecommerce

Como consultoria isenta de exclusividades com qualquer fornecedor de qualquer solução para o desenvolvimento, implantação e gestão de uma operação de e-commerce, auxilio as empresas na escolha do melhor parceiro que atenda o objetivo estratégico definido durante a etapa de planejamento.

Ao contrário do que muitos pensam implantar um e-commerce envolve uma grande quantidade de áreas ou empresas. Áreas no caso de internalizar e empresas, no caso, de terceirização. Ou seja, o “ecossistema” do e-commerce é bem complexo e envolve muitas frentes…

Para a implantação de um e-commerce padrão, sem muita inovação, uma empresa necessita de no mínimo, os seguintes fornecedores:
Plataforma de vendas – ERP – Agência digital – Agência de performance – Gateway e Pagamento – Anti Fraude – Certificado digital – Estúdio fotográfico – Cadastro de produtos – Operador logístico – Sistema de Atendimento ao Cliente

Complicado, não?

Para cada uma dessas soluções, existem inúmeros fornecedores. Como escolher o melhor para a sua empresa?

Na grande maioria das vezes o fator de decisão é preço e em 100% das vezes que isso acontece o resultado é o mesmo. Retrabalho! Pagar o dobro! Ninguém gosta de retrabalho e muito menos de gastar por isso.

Como não cair nessa armadilha?

PLANEJAMENTO!

Essa deve ser sempre a primeira etapa do projeto. Planejar, permite identificar o que se quer realmente com o e-commerce, definir os objetivos estratégicos da empresa, a proposta de valor do canal, quem são seus concorrentes, quais suas forças, suas fraquezas, quais oportunidades e quais ameaças, como alcançar esse objetivo, como se diferenciar, qual o plano financeiro para atingir esses objetivos estratégicos e principalmente quando e de que forma acontecerá o retorno desse investimento.
Definir qualquer fornecedor antes de finalizar esse planejamento é dar um tiro no escuro.
Para cada resposta que o planejamento trouxer, um fornecedor específico será a melhor opção para atender o modelo e não o contrário.

Não faz sentido deixar que as soluções que vão prestar serviço para a empresa definam como a empresa vai funcionar.

Outro ponto muito importante é não subestimar nenhum dos processos e achar que, por exemplo, o fornecedor de cadastro pode ser qualquer um, ou o de estúdio de fotos, ou sistema de atendimento ao cliente. Cada fornecedor tem sua importância no sucesso de um e-commerce e uma escolha mal feita ou pautada em preço faz com que todo o investimento feito com os demais fornecedores, por melhores e mais caros que sejam não entregue o resultado esperado e comprometa todo o trabalho.

Esse ano, nós apoiamos os principais players do mercado na definição ou redefinição da estratégia. Do planejamento. Temos certeza que esse é o caminho, e o sucesso de nossos clientes reforçam nossa crença nesse modelo.

Tudo na vida começa com planejamento.

Uma simples ida ao supermercado sem planejamento compromete suas compras e seu bolso. Uma viagem sem planejamento compromete sua diversão, e seu bolso.

Uma ida a um restaurante sem planejamento é garantia de horas de espera.

Sua empresa não existe sem planejamento e com certeza, seu e-commerce também não existirá.

Após todo esse trabalho é necessário fazer com que o plano se cumpra e para que ele funcione é necessário que ele possua no mínimo, boa comunicação, monitoramento, definição clara de metas e objetivos, definição da frequência das reuniões estratégicas e de gestão e envolvimento da equipe.

Se você já possui um e-commerce, aproveite o final do ano e repense seu planejamento para 2015! Se não possui e deseja colocá-lo no ar, pense nisso.

Luiz Felipe Enne

E-Commerce News