O Mercado Pago, ecossistema de pagamentos que atende a vendedores e compradores do Mercado Livre e de outras milhares de lojas online no Brasil e em outros países da América Latina, realizou uma pesquisa com 520 internautas para conhecer suas intenções de compras para o Dia dos Namorados.

Mercado Pago realiza pesquisa com internautas e dá dicas sobre como vender mais no Dia dos Namorados

Os resultados revelam que a data, comemorada no Brasil no dia 12 de junho, tem potencial para aumentar as vendas do comércio online. “De acordo com a pesquisa, 50% pretendem comprar o presente de seus pares pela internet neste ano e, além disso, 72% afirmam que aproveitarão as ofertas da data para comprarem produtos para uso pessoal”, revela Celina Ma, gerente de Marketing do Mercado Pago.

Pensando nisso, o Mercado Pago decidiu preparar um Guia com dicas para que os varejistas online se preparem para aproveitar bem esta data. A primeira dica trata da necessidade de avaliar o estoque da loja com antecedência e provisionar as vendas para a data. “Não dá para correr o risco de perder vendas por falta de produto”, alerta Celina.

Segundo a pesquisa com os internautas, os produtos mais procurados para presentear os namorados estão nas seguintes categorias: celulares (23%), perfumaria (19%), moda (17%), beleza e saúde (17%) e flores (9%). Além disso, 30% indicaram que ainda não se decidiram sobre o que comprar, o que indica oportunidades para vendedores de todas as categorias de produtos.

Considerando o apelo emocional da data, e que muitos consumidores buscam por itens com preço mais baixos, uma embalagem elaborada pode valorizar as famosas “lembrancinhas”. Esse cuidado diferencia uma loja das demais, deixa o consumidor feliz e aumenta a conversão.

Para os e-commerces que trabalham com a oferta de serviços, essa também é uma época para aumentar a rentabilidade. Muitos apaixonados buscam oferecer experiências diferenciadas para seus pares, como por exemplo, um jantar especial, algumas horas relaxantes em um Spa, ou uma viagem para destinos de aventura. “Vale aproveitar a data para montar pacotes para casais e oferecer descontos especiais, de acordo com os seus perfis: jovens casais – que estão juntos a pouco tempo – ou para casados de longa data, por exemplo”, sugere Celina.

O Guia ainda destaca a oportunidade dos e-commerces de serviço fazerem parcerias entre si, o que pode gerar mais apelo na venda e ampliar o número de pedidos. “Um loja online de flores, por exemplo, pode fazer parceria com hotéis ou SPAs para oferecerem combos especiais para a data”, comenta a gerente de Marketing.

Outras dicas incluem a preparação da homepage (página inicial do site) com boas fotos dos produtos e a correta categorização dos itens disponíveis no site. A divulgação, como sempre, é alma do negócio, por isso, o Guia também sugere o envio de e-mail marketing para a base de clientes e a realização de campanhas de marketing para alcançar novos consumidores.

Para driblar os efeitos do momento econômico do nosso país e oferecer produtos a preços competitivos, as promoções são essenciais para atrair os clientes para a loja. “A pesquisa que fizemos revela que 34% das pessoas pretendem gastar até R$100 com o presente de Dia dos Namorados e 42% pretendem gastar entre R$101 e R$300”, afirma Celina. Os consumidores também dão preferência por compras com pagamentos facilitados e parcelamento sem juros.

O Guia elaborado pelo Mercado Pago destaca também a grande importância da qualidade do atendimento ao cliente e do pós-venda. Alguns pontos destacados são: “Prepare a sua equipe para responder às dúvidas dos interessados pelos produtos” e “Se prepare para devoluções e seja flexível”. O Guia também lembra que, como previsto em Lei, o cliente pode desistir de uma compra online no período de 7 dias e devolver o produto, solicitando seu dinheiro de volta.

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